Encontro entre escolas, força de segurança e Administração de São Ludgero define ações de prevenção
“É preciso que os pais monitorem seus filhos em relação a celulares, verifiquem mochilas e observem comportamentos”. Essa foi a principal orientação do comandante da Polícia Militar de São Ludgero, 3º Sargento Arcione Oenning Dacorégio, em relação as ações que os responsáveis podem tomar em suas residências, para monitorar seus filhos e evitar possíveis atos de violência e ataques em escolas.
A sugestão foi passada durante encontro na última sexta-feira, 14 de abril, entre representantes da Prefeitura, de escolas e os comandos das forças de segurança local. De imediato, os moradores irão notar, um maior número de rondas e presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros nas escolas da Rede Estadual, Municipal e Privada do município de São Ludgero. Além disso, palestras para a comunidade escolar com orientações diversas sobre violência e atitudes preventivas acontecerão.
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, abriu a reunião reforçando a importância da união de forças e a troca de ideias para que resultados possam acontecer na prática. “Nossas escolas municipais tem muros ou cercas com boa altura, tem portão eletrônico, videomonitoramento e estamos analisando o que é possível melhorar ainda mais em relação ao quesito segurança”, enfatiza.
A diretora do Colégio Evolução, Ceniraci Rodrigues, enfatizou a boa estrutura existente em sua escola. Já as gestoras da Rede Estadual de Ensino no município, Margarete Coan Füchter e Patrícia Weber Dandolini, enfatizam que as instituições aguardam a efetivação das medidas anunciadas pelo Governo Estadual em relação a segurança nas escolas estaduais.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria Marlene Schlickmann, informou que palestras relacionadas a parceria entre família e escola serão realizadas até final de abril. Já o comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros, 3º Sargento Eduardo De Pieri Floriano, informou que será desenvolvido projeto de orientações diversas em parceria para profissionais da educação e alunos.
A reunião contou com a participação também da diretora do Centro Educacional Professor Henrique Buss, Cristiane Voss Schulz, a diretora Esli Warmeling, representando a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, a Secretária da Escola da Apae, Mabel Mondo, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Victor Warmling Paegle, e a Pedagoga Júlia Pickler.