Santa Augusta celebra a padroeira

A comunidade de Santa Augusta, em Braço do Norte, está em festa e se prepara para receber centenas de visitantes e devotos, para as comemorações de sua padroeira, que é celebrada no dia 22 de agosto.

A capela centenária de Santa Augusta, também tida como Santuário, por possuir em seu interior um relicário com a falange do dedo de Augusta, é a igreja mais antiga construída em Braço do Norte. Com mais de 130 anos de existência, foi levantada por um verdadeiro ato de fé e devoção. João Batista Uliano, imigrante italiano, prometeu a sua Santa de devoção que se fosse curado de uma forte dor de dente, construiria uma capela. Curado, com ajuda de parentes e vizinhos, ergueu a pequena igreja à Santa que tem origem em sua terra natal.

Os festejos em ações de graças de comemoração à Santa Augusta acontecem até 25 de agosto, sendo que as novenas já iniciaram e contam toda a trajetória de fé e testemunho de Augusta, em preparação a festa.

Na sexta-feira, 23, que marca o último dia de encontro das novenas, a comunidade prepara Santa Missa às 19h e, logo após, inicia a programação festiva, que segue no final de semana. Haverá venda de churrascos, bebidas, broas, bolos preparados pela comunidade. No sábado, a Santa Missa será celebrada as 19h, com a presença do padre Joacir Della Giustina, e no domingo, às 10h, acontece a celebração da Santa Missa que será em honra a Santa Augusta, seguindo com todo movimento que acompanha a festa, com pescaria, roleta, serviço completo de bar e cozinha com churrascos, marmita, almoço e os deliciosos bolos coloniais, preparados com muito carinho pela comunidade.

Os festejos ainda lembram a finalidade da festa, estão empenhando todos os esforços no sentido de arrecadar fundos em prol da reforma da Capela. Há ainda a venda de bilhetes no valor de R$ 20, com 10 prêmios. Para ajudar no projeto que podem ser adquiridos nos dias da festa.


Leave a Comment