sexta-feira, março 5Diário online de Braço do Norte

Rio Fortuna comemora 61 anos de história

Administração promove um final de semana especial com atrações gratuitas para os munícipes. Nesta sexta-feira, 21, acontece a Escolha da Realeza e no domingo, 23, uma tarde recreativa

É hoje! Rio Fortuna completa nesta sexta-feira, 21 de junho, seus 61 anos de emancipação político- administrativa. Para celebrar a data, a Administração Municipal promove um final de semana especial com atrações gratuitas para os munícipes.
A programação inicia nesta sexta-feira, 21, com a Escolha da Rainha e Princesas de Rio Fortuna. O evento será realizado no Centro Comunitário São Marcos, a partir das 19h. Ainda haverá apresentações culturais, baile com Gilberto e Adriano e serviços de bar e cozinha. Neste dia, a atual Realeza, representada pela Rainha Andrea Isadora Rosing e princesas Natalia Ricken e Juliane Back, entrega o cargo às sucessoras que terão a missão de promover e divulgar o Município em seus eventos, como a Expofortuna, Gemeindefest e Stammtisch, dentro e fora da cidade, durante o período de seu mandado, previsto para terminar em 2021.
Já no domingo, 23 de junho, acontece a tarde recreativa para as crianças, na Praça da Igreja Matriz, a partir das 14 horas, com brinquedos infláveis e muitas guloseimas para diversão da garotada.
Para o prefeito Lindomar Ballmann, as festividades são uma forma de valorizar a história do município que é reconhecido nacionalmente pela excelente qualidade de vida. “São mais de 60 anos de história e a festa é para os nossos riofortunenses, pois é a eles que devemos os parabéns, pois construíram a história de nossa querida Rio Fortuna”, destaca o chefe do Executivo.

Município entre as 25 melhores cidades para se viver no Brasil

Rio Fortuna, colonizada predominantemente por imigrantes alemães, mantém viva até os dias atuais as tradições dos antepassados. Com IDHM de 0,806, ocupa a 25ª posição no ranking nacional das melhores cidades para se viver no Brasil, e o sexto lugar em Santa Catarina. O município também está entre as melhores rendas per capita do Estado. “Nosso objetivo é investir em programas que melhorem a qualidade de vida de nossa população; em ações para deixar nossa cidade ainda mais bonita e harmônica. Queremos que nossos moradores sintam ainda mais orgulho de viver aqui”, ressalta o prefeito. “Investimentos em esporte e cultura, por exemplo, parecem pequenos, mas proporcionam um retorno muito satisfatório. São através de pequenas ações que encontramos grandes resultados”, garante o chefe do Executivo.

A cidade

A colonização das terras que hoje pertencem a Rio Fortuna iniciou por volta do ano de 1872, com filhos de imigrantes vindos, em grande maioria, de São Bonifácio. A cidade foi emancipada em 21 de junho de 1958, pela lei estadual 348, de 21 de junho, passando a ter independência administrativa e mais verbas. Adolfo Boeing foi nomeado prefeito interino por seis meses, até Marcos Vandresen ser eleito para o cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale