RF é o maior produtor de tilápias do Estado

A piscicultura vem ganhando espaço no meio rural catarinense. A produção estadual chegou a 47,9 mil toneladas em 2018, um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior. O Estado é o quinto maior produtor de peixes de água doce do Brasil e mostra que a produção de peixes em cultivo se adapta perfeitamente às características das propriedades rurais catarinenses.
Santa Catarina conta com aproximadamente 34 mil piscicultores, sendo que apenas 9% desse total atuam como produtores comerciais, ou seja, se aprimoram na atividade com o uso de tecnologia. Embora em menor número, os produtores comerciais respondem por 70% da produção catarinense de peixes de água doce, ou seja, 33,5 mil toneladas.
O Estado ainda é o terceiro maior produtor de tilápias do Brasil. Em 2018, produziu 36,4 mil toneladas do peixe, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, sendo que 6,4 mil toneladas produzidas somente no Vale de Braço do Norte. A produção de tilápias tem como maiores produtores no Estado os municípios de Rio Fortuna, com 2,3 mil toneladas, Massaranduba, com 1,7 mil toneladas e Armazém, com 1,6 mil toneladas, respectivamente.
De acordo com o pesquisador da Epagri/Cedap, Fabiano Müller Silva, a tilápia é o peixe mais produzido no país e representa 75,9% da produção total de Santa Catarina. “A piscicultura se mostra uma atividade muito importante para o agronegócio catarinense. O nosso desafio é manter o crescimento, fortalecendo e aproximando os diferentes elos da cadeia produtiva, principalmente na sedimentação do mercado, avaliando o mercado para que o produtor consiga obter renda”, ressalta.

 

O crescimento da produção chama a atenção

Em três anos o crescimento da produção de tilápia em Santa Catarina saltou 20%. Passou de 30 mil toneladas para 36 mil toneladas.
Em 2015, o Estado produziu 23,5 mil toneladas de tilápias de forma comercial e 6,5 mil toneladas de forma amadora. Em 2018, foram 30 mil toneladas produzidas de forma comercial e 6 mil de forma amadora.

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Ou mande e-mail para [email protected] com o assunto Login. Sempre de segunda a sexta-feira, das 09h às 12 horas ou das 13h30min às 17h30min.


Leave a Comment