Retrospectiva 2019

Este ano foi intenso na Cidade das Águas.Desde o cenário político, até no esporte. Vamos aqui relembrar alguns fatos que fizeram 2019 um ano histórico para o município de Gravatal.

Política

O ano de 2019, precisamente no mês de fevereiro, começou com as eleições para a presidência da Cergral (Cooperativa de Eletricidade de Gravatal). Pela terceira vez consecutiva, João Vânio Mendonça Cardoso o popular “Vaninho”, venceu as eleições da Cergral, com uma diferença de mais de 660 votos para a chapa segunda colocada. Já novembro de 2019 entrará para história da política gravatalense devido a cassação do prefeito Edvaldo Bez de Oliveira, o “Vardo”, com 6 votos a favor da cassação e 3 contrários, pela Câmara de Vereadores. Em uma sessão tumultuada, o Legislativo resolveu cassar os direitos de Vardo. Quem assumiu no lugar do ex-prefeito foi justamente o seu vice, Wanderlei Nazario Marega, que logo de cara trocou todos os secretários e cargos de chefias na Prefeitura. Fato esse que rendeu uma tensão ainda maior no partido de Vardo e Marega, o MDB, que em reunião semana passada resolveu expulsar o atual prefeito da Cidade das Águas. Antes disso, já tinham expulsado o vereador Alberto da Silva Duarte, por ter votado conta o ex-prefeito Vardo.

Esporte

Em 2019, pouca coisa aconteceu no esporte gravatalense. O ginásio municipal Valentim Adolfo Kindermann ficou praticamente ano inteiro sem atividades desportivas, devido à falta de alvará exigido pelo Corpo de Bombeiros. Fruto das administrações passadas que não conseguiram se adequar as regras impostas pela legislação federal para a liberação do alvará de funcionamento. Em março, como já é tradição em nossa cidade, aconteceu mais uma edição do Pedalando pela Vida, em sua sexta edição. Já no segundo semestre, e com alvará até dezembro de 2019, a Comissão Municipal de Esportes (CME), realizou o Campeonato Municipal Interempresas com a novidade das categorias de base inclusa no certame. O campeonato foi um sucesso tanto no naipe masculino quanto no feminino, passando pela base. Mas ainda foi muito pouco para uma cidade apaixonada pelo esporte em qualquer seguimento.

Feliz Natal 

Essa foi a minha pequena retrospectiva de 2019, basicamente todos os assuntos abordados aqui na minha coluna foram tópicos ao longo do ano. Quero deixar o meu agradecimento para todas as pessoas que compartilham e leem a Folha do Vale, um jornal com credibilidade e visão, com isonomia em todos os casos apurados pela equipe técnica. Desejo a você, amigo e amiga leitora, um Natal de paz, luz e fraternidade. Que 2020 seja um ano de realizações em todas as áreas de nossas vidas, Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que venha 2020. Até breve!


Leave a Comment