Registro

Encerrou ontem, no hall da Assembleia Legislativa, a exposição fotográfica de Camilo de Sousa Diamico. “Camilitcho” é figura conhecida por quem passa na Alesc. Portador da síndrome do “X Frágil”, ele esbanja simpatia nos corredores da casa do povo. No site da Alesc, uma homenagem ao colaborador:

Ele chega cedo
E trabalha
Silencioso ensina
Ruidoso irrompe
Teu mau humor interrompe
Caras duras desamarra
Ele não tem amarras
Já foi baixista
Já foi saxofonista
Agora inventou de fotografar
Atrevido, já fez até exposição
Qual será a próxima profissão?
De frágil ele só tem o xis
O Camilo nasceu no norte
É antes de tudo um forte
E a síndrome dele é ser

Presente grego

Você já ouviu falar na história do Cavalo de Troia? Os gregos construíram um cavalo de madeira que foi tomado pelos troianos, mas dentro dele haviam dezenas de soldados gregos que tomaram os guardas e permitiram a entrada do exército da Grécia na cidade de Tróia, na madrugada, quando todos da cidade estavam dormindo. A eleição da Câmara de Vereadores de Braço do Norte está parecida. Celso Onei, o “Torrado”, está alinhado ao prefeito Beto Marcelino já faz um bom tempo. Se elegeu na coligação do Ademir Matos e, em poucos meses, declarou estar na base da situação. Na última segunda-feira, a oposição articulou a sua eleição pensando em dar o troco para o Beto, que apoiava a eleição do primo, Rafael Borgert. Porém, há quem não acredite nisso. Corre nos senadinhos da cidade que Beto saiu ganhando com a vitória de Torrado e seria campeão com a vitória de Rafael.

Sem secretário

Atendendo uma orientação do MDB, que solicitou a todos os ocupantes de primeiro escalão deixassem as duas secretarias em Gravatal, Antenor Turazi enviou uma carta solicitando sua exoneração do comando da Secretaria de Turismo. A pasta é, para o município que vive do turismo, uma das mais importantes. O carinho que o secretário tinha com a equipe e com o trabalho é reconhecido por todos. Na última quarta-feira, reuniu os ex-colegas para uma confraternização. Nenhum nome foi indicado ainda para a pasta. Antenor ainda é ouvido nas decisões, tamanho o prestígio.

Invasão argentina?

O presidente Jair Bolsonaro previu, em comentário feito em rede social, que as medidas tomadas pelo novo governo da Argentina poderão levar à imigração de argentinos para a região Sul do Brasil, assim como ocorreu com venezuelanos em Roraima. Não é um despropósito. Muitos dos 9 mil argentinos que moram na região de Balneário Camboriú dizem que estão sendo inquiridos por parentes e amigos quanto a possibilidade de se mudar para cá, para ficar.

Em Grão-Pará

Não é somente em Braço do Norte que os bastidores estão agitados pela eleição da Cerbranorte. Em Grão-Pará, a eleição da Cergapa já movimenta a cidade. Os rumores dão conta de que a oposição irá apostar no nome do suinocultor e ex-vereador Calinho Müller, tendo como vice o vereador Nino Honorato. Atual vice presidente da Cergapa e também suinocultor, Vilibaldo Michels será o candidato da situação, tendo o administrador de empresa Evaldo de Oliveira, o popular “Kio”, como vice. Como a eleição ainda não foi lançada, os nomes e as posições na chapa são apenas especulações, mas já são uma projeção do que esperar até março de 2020.

Encontro do MDB

No mês de dezembro é comum às empresas realizarem suas festas de final de ano. Não diferente desta tradição, os partidos políticos também realizam as suas. O MDB de Braço do Norte fez a sua confraternização na última sexta-feira, 13, com a presença de várias lideranças do partido. A presença de pessoas ligadas a outras agremiações foi uma surpresa, menos a do vereador Ricardo Medeiros. O vereador tem uma ligação com o MDB, já que foi secretário executivo da ADR de Tubarão quando Eduardo Pinho Moreira (MDB) extinguiu a ADR de Braço do Norte, transferindo Ricardo para Tubarão. Dizer que Ricardo e o MDB estão próximos não seria errado, já que este “flerte” começou faz um bom tempo.

Chama acesa

Destruída por um incêndio criminoso há cerca de três semanas, o outdoor que faz propaganda para os candidatos da Chapa 2 à disputa da Cerbranorte, às margens da SC-370, no Rio Bonito, foi reinstalado nesta quinta-feira. Ao invés da foto dos proponentes ao cargo, uma frase de impacto: “Queimaram nossa placa, mas não nosso propósito!”

Quem será?

A Polícia Militar recebeu a informação na última quarta-feira, no final da tarde, que um veículo oficial, pertencente a uma Câmara de Vereadores aqui do Vale, estaria atravessando a balsa em Laguna, em direção a Jaguaruna. Um rapaz jovem estaria na condução do carro e, no seu interior, dois mais velhos. Segundo a denúncia, visivelmente embriagados. Uma viatura chegou a se deslocar para abordar o veículo, mas não encontrou o carro oficial. Vergonha!

Acreditaram

O Natal nem chegou ainda e os lojistas já comemoram as boas vendas no comércio em Braço do Norte. Como no último sábado, pela manhã, o movimento nas lojas estava abaixo do esperado, alguns lojistas preferiram nem abrir no período da tarde, outros muito menos no domingo. Um ledo engano. A cidade estava movimentada, e aqueles que abriram as portas estavam satisfeitos.

Abertas

As lojas em Braço do Norte estarão abertas nesta sexta-feira até as 21 horas, fechando ao meio-dia. No sábado, das 8 horas às 20 horas, initerruptamente. No domingo, das 16 horas às 22 horas. Na segunda-feira das 8 horas às 20 horas, sem fechar para o almoço e, na véspera do Natal, 24 de dezembro, das 8 às 17 horas.

Educado

O Tribunal de Contas do Estado até que foi educado na divulgação do resultado de uma auditoria operacional apontando que a Taxa de Proteção Ambiental cobrada pela Prefeitura de Bombinhas de veículos de fora do município não atende às especificações para as quais foi criada. É desviada para outras áreas. Só faltou dizer que ela foi criada com um único objetivo: tirar dinheiro do incauto visitante.


Leave a Comment