sábado, março 6Diário online de Braço do Norte

Região do Vale recebe apenas 492 doses

Quantidade não é suficiente para imunizar todas as pessoas que integram os primeiros grupos prioritários. Gestores definem quem ganhará na ‘loteria’ da vacina

Uma reunião, na tarde desta terça-feira, na Amurel, em Tubarão, definirá quais os critérios que as Secretarias de Saúde de cada município da região utilizarão para escolher quem receberá as doses da vacina contra a Covid-19. As vacinas chegaram hoje de manhã na 19ª Gerência Regional de Saúde, em Tubarão e repassadas aos municípios.

A quantidade de imunizantes para cada cidade não é suficiente para vacinar todas as pessoas que integram os primeiros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Os cinco municípios do Vale do Braço do Norte e Gravatal receberam, juntos, somente 492 doses.

Vacinas chegaram hoje de manhã na 19ª Gerência Regional de Saúde, em Tubarão

Conforme o Plano Nacional de Imunização, nesta primeira fase deveriam ser vacinados trabalhadores da saúde, pessoas acima dos 75 anos, idosos acima de 60 anos institucionalizados (que estejam em casas de repouso), pessoas com deficiências institucionalizadas e população indígena.

No Vale do Braço do Norte, os municípios não possuem indígenas nem idosos e deficientes institucionalizados. Assim, devem vacinar trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos.

Contudo, com a quantidade disponibilizada será impossível atender totalmente estes dois grupos. Na verdade, as prefeituras disponibilizarão tudo para os profissionais da saúde. E não todos, pois as doses foram contabilizadas para atender apenas 30% das pessoas que estão na linha de frente de combate à Covid-19.

A reunião desta tarde definirá, de maneira conjunta entre as cidades, os critérios para selecionar quais profissionais ganharão na ‘loteria da vacina’. Não há imunizantes para todos e nem informação de quando haverá.

Maior cidade do Vale, as 268 doses recebidas por Braço do Norte serão destinadas aos profissionais que atuam nos centros de triagem da Prefeitura e do Hospital Santa Teresinha (HST), no atendimento clínico-hospitalar, integrantes do Samu e trabalhadores do setor de vacinação.

Com o número pequeno de doses e também a falta de previsão para uma nova remessa, o secretário de Saúde Sérgio Fernando Domingos Arent repete o alerta que é dito em coro por todos os gestores municipais do Vale e da Amurel: “A vacina não deve trazer a sensação de relaxamento quanto aos cuidados preventivos individuais. A pandemia não passou e está longe disso ocorrer”.

Para receber notícias diretamente no seu Whatsapp entre na nossa lista de transmissão.  https://chat.whatsapp.com/BbhaYxFdyfSFP8A3byxHe9

O mesmo ocorre em Gravatal: as 67 doses da Coronavac serão destinadas exclusivamente para os profissionais de saúde que estão na linha de frente. A cidade contabiliza aproximadamente 300 trabalhadores na área, entre a rede pública e a privada.

Para a secretária de saúde da prefeitura, Maria Calegari, levará um certo tempo para contemplar toda a demanda dos municípios. Contudo, ela vê este pequeno primeiro passo com otimismo. “O recebimento deste lote inicial foi o primeiro passo na caminhada da imunização. O começo da vacinação dá sinais de esperança em um novo tempo. Além de ser um avanço da ciência e do SUS”, comemora a secretária.

Em Grão-Pará, secretária da Saúde, Adeise Bússolo Rohling, recebeu as 38 doses com um misto de alegria e decepção. A cidade possui pouco mais de 100 funcionários da área. “O Ministério da Saúde foi extremamente infeliz ao divulgar que todos os profissionais da saúde e demais grupos prioritários seriam vacinados de imediato. Não existe vacina para todos. Ter que escolher quem recebe ou não a vacina é amargo”, confessa.

Assim como nas outras cidades do Vale, todas as doses recebidas pela cidade serão destinadas para os profissionais que atuam no Centro de Triagem da Covid-19, agentes de vigilância epidemiológica e vacinadoras. Para ter a eficácia da vacina, em 15 dias, quem foi vacinado deve tomar a segunda dose. Assim, em 30 dias, estará totalmente imunizada.

Quantidades de dose para cada cidade

Município                              Doses

Braço do Norte                       268

Grão-Pará                              38

Gravatal                                 67

Rio Fortuna                            38

Santa Rosa de Lima              18

São Ludgero                           63

Total                                      492

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale