Reflexão

Natal nos traz momentos de reflexão, de alegria e de partilha. Vivenciamos nesta época do ano o nascimento do Menino Jesus, o filho do Deus vivo, aquele que traz consigo a luz da humanidade. Diga-se de passagem, este é o verdadeiro espírito de Natal. Papai Noel, dar e receber presentes, também tem a sua contribuição. É nesse momento que despertamos a caridade, o amor ao próximo e também a união entre as famílias. O Grupo Teatral Divina Arte, caracterizado, foi às ruas de Braço do Norte na noite da última segunda-feira, em desfile, distribuindo balas e compartilhando deste espírito,
nos deixa, assim, uma bonita mensagem natalina.

Ela partiu 

Maria Eduarda Martins Xavier, a “Duda”, de 11 anos, não resistiu e veio a óbito na noite do domingo, 15 de dezembro, em Criciúma. Devido à Leucemia, Duda tinha uma baixa produção de plaquetas no organismo e dezenas de moradores da região se dirigiram ao Hemosc para doar sangue à adolescente. À família, nossa solidariedade.

Aliados

O Aliança pelo Brasil começou a disponibilizar, desde sexta-feira, em seu site, fichas de apoio para serem levadas aos cartórios, diante da indefinição, ainda, quanto ao uso de assinaturas eletrônicas para criação de um novo partido. Em poucas horas, na mesma sexta-feira, o Aliança contabilizou mais de 71 mil inscrições, das quais 3.561 de Santa Catarina, quinto Estado com maior adesão, depois de São Paulo, Rio, Minas Gerais e Paraná.

Uma volta

A vida é como dirigir um veículo. Você aprende as regras de trânsito, o funcionamento de cada um dos componentes que fazem o veículo se locomover, faz um teste para ter a carteira de motorista e, pronto! Está preparado para encarar os desafios do trânsito. Na analogia de nossas vidas, podemos dizer que nascemos, aprendemos as regras de sobrevivência, vamos para a escola, a faculdade, adquirimos o diploma e, pronto!
O problema é que se dirigirmos nosso carro na faixa contrária, podemos provocar um grave acidente, colocando em risco a nossa vida e a dos que trafegam na mesma estrada. Se conduzirmos o veículo distraidamente ou olhando muito para trás, pelo retrovisor, fatalmente iremos nos acidentar.
E na vida? Estamos na faixa correta? Não estamos usando em demasia o retrovisor ou mesmo não percebendo as distrações?
Vamos aproveitar, se possível, estes dias de descanso que a virada de ano nos proporciona para fazer uma avaliação de como foi a jornada de 2019. Desligar as chaves do veículo e proporcionar um descanso ao motor. Que em 2020 possamos ter uma melhor consciência de para onde estamos indo e de que forma estamos conduzindo nosso veículo.

Harmonia

Uma das sensações de dever cumprido neste ano do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, foi com a relação do Legislativo com o Executivo. Garante ter sido com “independência e harmonia”, e que os dois lados aprenderam a conviver. Admite que se sentiu revigorado com o “ímpeto de vários deputados novos, jovens, partícipes e com desejo de mudança”. Há muito não se ouvia um líder político pronunciar algo assim, tão sincero, em Santa Catarina.

Uma retrospectiva de 2019

Chegamos ao último jornal de 2019. Este ano, foram 63 edições impressas, contando com esta edição que você recebe. Foram 1.816 páginas elaboradas por nossa equipe nos últimos 12 meses. Foram mais de 120 mil jornais impressos e distribuídos em um dos oitos municípios de nossa área de circulação. Assim como em várias atividades, foi um ano de reestruturação. Em abril, passamos a circular apenas uma vez por semana e mudamos nosso foco de cobertura jornalística. A Folha passou a ser mais analítica e menos informativa. As redes sociais são cada vez mais uma aliada dos veículos de comunicação. A informação rápida está lá. Porém, o que está por trás daquela notícia, tem e deve ser analisado pelo jornal. Ele também é um aliado importante daqueles que buscam deixar vívida por mais que algumas horas uma notícia. Quando você coloca uma notícia na internet, em poucas horas ela é deixada para trás com outra informação, e assim sucessivamente. No jornal, essa informação circula por alguns dias e até semanas.

Peça sua senha 

Todavia, o assinante da Folha tem a sua mão também a oportunidade de acompanhar diariamente as notícias através do site www.folhadovale.com.br. Por este canal, seguidamente são postadas informações relevantes da região. O assinante pode solicitar sua senha de acesso ligando ou passando mensagem para o whatsapp comercial 48 3651-2700.

Cooptação

A Justiça do Trabalho de SC manteve a condenação da fábrica de peças e acessórios para caminhões Fibroplast, de Palma Sola, que em outubro do ano passado prometeu aos empregados folga, “churrascada” e chope caso o então candidato Jair Bolsonaro vencesse o primeiro turno das eleições presidenciais. A JT considerou que houve “tentativa de cooptação de votos” e condenou a empresa em R$ 90 mil. Cabe recurso ao TRT-SC e Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Leave a Comment