sábado, janeiro 16Diário online de Braço do Norte

Quinto Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado em BN

O Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte promete um “carnaval especial” a mais de 500 pacientes de 26 municípios da região Sul de Santa Catarina. O bloco da saúde do HST realizará entre sexta-feira e domingo, 21 e 23 de fevereiro, a quinta edição do seu Mutirão de Cirurgias de Catarata.
São esperadas cerca de 1.200 pessoas entre pacientes e acompanhantes para os três dias de mutirão. “O desafio agora é superar as expectativas e repetir o atendimento humanizado prestado até agora nas edições anteriores”, destaca o presidente do HST, o advogado Pedro Michels Neto.
Mais de 2,5 mil procedimentos já foram realizados em Braço do Norte nos mutirões de catarata em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. O Hospital Santa Teresinha prepara-se com uma estrutura especial para receber pacientes e acompanhantes, uma cobertura será instalada no estacionamento para recepcionar as caravanas dos municípios que são agendadas por horários e dias específicos. Os primeiros pacientes devem chegar ainda na madrugada de sexta-feira a partir das 5h30min, quando recebem identificação. Quando finalizam o cadastro, estes pacientes ainda passam por duas etapas de acolhimento antes da cirurgia.
As cirurgias acontecerão durante todo o dia, após o procedimento os pacientes devem voltar ao HST no dia seguinte para o retorno médico. “É importante lembrar que pacientes maiores de 60 anos devem, obrigatoriamente, ter um acompanhante. Essa é uma recomendação de extrema importância já que a grande maioria dos pacientes são idosos e muitos esquecem das recomendações pós-cirúrgicas”, ressalta o diretor geral do hospital, Vitor Abitante.
Entre os municípios que serão atendidos estão Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão, da Amurel. Urussanga, Orleans, Lauro Muller, Morro da Fumaça e Nova Veneza, da Amrec e os municípios da Amesc: Morro Grande, Timbé do Sul, Balneário Gaivota e Maracajá.

Mudança na entrega de exames
Os atendimentos de urgência e emergência do Santa Teresinha seguem normalmente durante os três dias, com os dois plantonistas. Porém, ficam adiados a realização e entrega de exames do Centro de Diagnóstico por Imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale