terça-feira, janeiro 19Diário online de Braço do Norte

Quer viver melhor? Não espere nada de ninguém

Coluna de Robson Kindermann

É fácil escrever, difícil é fazer. Preciso voltar para minha terapia. Não espere nada de nenhuma pessoa. Se conseguimos fazer isso, viveremos melhores e mais tranquilos. Esperar pelo outro só gera frustação, raiva e desapontamento. Por estes e outros motivos que é muito importante a terapia. Através dela tornamos leves nossas relações. Viveremos mais autênticos, com menos expectativas e muito mais tranquilos. Se eu não espero nada de ninguém, qualquer coisa que outro faça não nos surpreende, porque não criamos expectativas. Assim, só permitimos que o outro seja ele mesmo.
A gente sempre cria expectativas, com quase tudo na vida. Isso é ruim só pra gente mesmo. Se pararmos de esperar que os outros façam o que achamos ser melhor, de acordo com nossos critérios pessoais, paramos de enviar pensamentos antecipados e entregamos ao outro mais espaço.
Entendo que é difícil não criar expectativas, mas o importante é não se sabotar. Porque, com certeza, o outro vai decepcionar, não pelos olhos dele mas pelo seus. Nem sempre os resultados serão favoráveis a nós.
Todos devem ter liberdade de decisão. Se pararmos de esperar, a vida flui melhor. Somos fáceis de decepcionar. Nós também decepcionamos os outros. Talvez tudo isso que escrevo seja só uma percepção. Mas, se queremos comer camarão e o outro gosta de carne, ficamos desapontados. Se eu gosto de azul e o outro de amarelo? Isso acontece conosco todos os dias. Somos diferentes, em quase tudo. Gostamos daquelas pessoas que pensam igual, agem igual a gente. Mas, o fato é que podemos ser parecidos em algumas coisas, mas iguais em pensamentos será difícil. O importante é aprender a viver aqui, nesse mundo dos iguais e diferentes ao mesmo tempo.
Talvez seja apenas uma percepção. A decepção não vai deixar a gente apreciar a vida. Isso acontece todos os dias. E, ao invés de agradecermos pelo que recebemos, lamentamos que não foi como esperávamos. Comece a aproveitar a vida como ela é. Comece a priorizar aquilo que você gosta. Permita que aqueles ao seu redor sejam como eles querem ser. Assim, quando menos você espera, mais a vida tende a surpreender. Viva com a alma, esqueça seu ego. Assim, que tenhamos honestidade com todos, mas acima de tudo, que sejamos honesto conosco. Por fim, não espere nada de ninguém. Você viverá melhor, muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale