segunda-feira, janeiro 18Diário online de Braço do Norte

Profissionais não param no Natal

Mesmo sendo véspera ou o dia do Natal, enquanto a família se reúne para a ceia e a troca de presentes, alguns profissionais estarão a serviço da comunidade

Enquanto para a maioria das pessoas o Natal é uma data para comemorar e se reunir com a família para a ceia ou troca de presentes, para alguns profissionais o dia é de trabalho. Em muitas profissões é preciso manter plantão até mesmo nas noites de festas.

O cabo Huan Pacheco Luz trabalha a sete anos no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Braço do Norte, e este será o quarto ano que passará o Natal trabalhando. Sobre o que pensam os familiares, ele diz que já acostumaram. “Claro, que o nosso desejo era estar com a família, mas não será possível. Passar longe deles já se tornou algo normal, já me acostumei, eles sentem falta, mas entendem e respeitam, sabem que é por um motivo maior”, destaca Huan que revela que mesmo tendo que trocar momentos especiais com a família por plantões, não mudaria de profissão. “A sensação de poder ajudar alguém no momento difícil é gratificante, infelizmente talvez nem todos tenham um Natal agradável e poder levar um pouco de conforto nesse momento é algo recompensador. Essa é a profissão que escolhi, por isso, exerço com amor e dedicação sempre”, ressalta o cabo.

Conforme Huan na medida do possível é realizada uma janta entre os colegas de plantão para comemorar a data. Para o braçonortense os companheiros são sua segunda família. “As noites de Natal tendem a serem mais tranquilas, mas não é regra, em duas ocasiões dessas já peguei situações bem atípicas. Ano passado atendemos dois óbitos em um acidente de moto. E no meu primeiro ano de bombeiro peguei muitas ocorrências, chegando ao ponto de nem conseguir comemorar e jantar com meus companheiros. Mas geralmente conseguimos fazer uma ceia entre nós, mas, é claro, se aparecer alguma ocorrência paramos tudo e vamos atender”, fala Huan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale