sexta-feira, janeiro 22Diário online de Braço do Norte

Profissionais da limpeza, meu reconhecimento

Coluna de Robson Kindermann

Viver e reinventar a si mesmo. Para não morrermos soterrados na poeira. Fim de 2020, muitas pessoas ainda na linha de frente do covid-19. Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, secretárias, quem mais? Lembrei dos profissionais da limpeza. Quase não se falou neles. Esses que sempre estiveram na linha de frente. Agora, na pandemia, e antes da pandemia também. Meus sinceros agradecimentos a cada um deles. São os que merecem reconhecimentos e aplausos por estarem ajudando sempre e muito. Quem a gente é? E o que estamos fazendo da vida? O tempo? Os amores? Já não temos mais cinco anos de idade. Quando a prioridade era brincar e se divertir. Escrever é colocar a alma no espelho. Ler é colocar a alma no espelho. É sair da casca e olhar no horizonte. Somos inquilinos de algo bem maior do que nosso pequeno segredo.


Vivemos uma crise mundial: na saúde, nos âmbitos sociais e na economia. Tudo resultante da covid19. Está afetando todos os lugares do mundo. Sabemos disso. Pessoas infectadas e as centenas de vidas levadas por essa doença. Os ganhos e os danos dependem da perspectiva de quem vai tecendo a vida. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que atribui forma, sem o nosso pensamento que confere algum raciocínio ou alguma ordem. E minha ordem é : “aprenda a viver o momento presente tudo, o que temos agora é esse momento”. Não é preciso realizar nada espetacular nem desejar nada de excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante e admirado. Poucas pessoas jogam a vida num Maracanã lotado. Nem sempre seremos a estrela e a cereja do bolo.


Viver, como talvez morrer, é recriar-se. A vida está aí para ser degustada, vivida. Para mim, os profissionais da limpeza são nossos heróis anônimos. Estão em todos os hospitais do mundo. Escrevo isso pra você agradecer ao trabalho deles. Faça isso. Não apenas protegem os pacientes, mas também, os médicos, os farmacêuticos e as secretárias. São essas pessoas que são responsáveis por garantir a nossa proteção. Você já tinha pensado nisso? Deixam o ambiente do seu posto de saúde ou hospital um lugar seguro e batalham diariamente. Nesse sentido, acho que a vida é um processo. É maravilhosa, mesmo quando sofrida e dolorida. Quando escrevo, consigo ver melhor as coisas. Eu desejo uma vida com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio e mais prazer.

É importante dar um reconhecimento merecido a todas as pessoas que deixam e deixaram sua dedicação e compromisso no trabalho. As pessoas que trabalham na limpeza dos ambientes são essenciais. Quem de nós reconhece a limpeza? Por que a vida é um sopro. Entre coisas boas e coisas ruins. Lembrei de vocês. Nesse instante absoluto. A vida é conduzida por um fio, pela música e pela arte. Por coisas simples e belas. Intenso e delicado. Que vocês sejam fortes, que vocês sejam únicos. E a vida é esta mesmo, e nossa única chance de sermos nós mesmos, até o último suspiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale