domingo, janeiro 17Diário online de Braço do Norte

Pneus, móveis e televisores são retirados de córregos

Descarte incorreto de móveis, eletrodomésticos e até sucatas podem provocar enchentes e alagamentos

LIMPEZA dos córregos nas áreas centrais recolheu pneus e até televisores

A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Braço do Norte encerrou esta semana os trabalhos de limpeza e de desobstrução dos principais córregos que cortam o município. A iniciativa faz parte do Plano de Prevenção de Enchentes (PPE). Também é realizada periodicamente a desobstrução de bueiros e tubulações.
O trabalho iniciou em 2 de dezembro no Lado da União, no córrego nas proximidades da Rua Wilibaldo Guesser, e encerrou esta semana na Avenida Getúlio Vargas. “Desta vez, além de toneladas de sacolas, embalagens de comida e garrafas de refrigerantes, a equipe da Secretaria de Infraestrutura foi surpreendida ao tirar dos córregos objetos como pneus, pedaços de móveis e até mesmo televisão”, lamenta o secretário Marcos Pereira de Souza.Na Rua Frederico Kuerten, na Abssínia, foram inclusive retirados dois pneus de caminhões e dois televisores. Um já estava dentro da tubulação que corta a via.
“Lamentavelmente, quem joga estes objetos nos córregos acaba sendo os maiores prejudicados na hora das chuvas”. O secretário lembra que, com o acúmulo de entulhos, a água não consegue escorrer livremente para o rio, causando o transbordamento e ocasionando os alagamentos.
A limpeza dos córregos e riachos aconteceu somente nos locais onde é possível a chegada das máquinas na Prefeitura. “O depósito de objetos nos córregos e rios é um crime ambiental passível de fiscalização e multa”, acrescenta Marcos, que estuda com a Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte (Funbama) a fiscalização e punição de infratores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale