quarta-feira, janeiro 27Diário online de Braço do Norte

Planejamento Facisc terá cinco pilares

Por Paolla Vieira – Direto de Orleans

Acompanhada da presidente da Acio (Associação Empresarial de Orleans), Thayni Librelato, juntamente com o diretor de relações públicas da entidade e vice-presidente do Extremo Sul da Facisc, Ubirajara Pickler, estive participando da reunião de planejamento da nova diretoria da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), em Florianópolis.

Neste encontro foi realizado um planejamento construído de forma colaborativa entre a diretoria da Facisc e os presidentes das associações empresariais, a partir de cinco pilares que nortearão todo o trabalho até 2023. São eles: representatividade, integração e diálogo, capacitação, inovação, e soluções e projetos. Desejo muito sucesso, união e trabalho para a nova gestão!

Mundo Bani

Você já ouviu falar do mundo Bani? Desenvolvido pelo antropólogo autor e futurista norte-americano Jamais Cascio, a nova denominação que fala do cenário atual, leva em conta as mudanças da pandemia e outras que poderão surgir. Da sigla em inglês significa respectivamente: Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível. Conhecça o mundo Bani:

Frágil: estamos suscetíveis a catástrofes a qualquer momento, e todas as empresas estão construídas sobre uma base quebradiça, que pode desmoronar da noite para o dia. É preciso aprender a trabalhar sabendo que o perigo está à espreita;

Ansioso: todo esse medo constante ocasionado pela fragilidade do mundo gera ansiedade, uma das doenças mais comuns das gerações atuais. O mundo está ansioso, e isso se reflete no mercado de trabalho. Estamos vivendo no limite, observando as doenças e a morte cada vez mais de perto, e isso ocasiona um senso de urgência, que pode acabar pautando muitas decisões.

Não-linear: estamos vivendo em um mundo cujos eventos parecem desconectados e desproporcionais, graças ao estranhamento e esgotamento ocasionados pelo isolamento social. Sem uma estrutura bem-definida e padronizada, não é possível fazer organizações estruturadas. Logo, planejamentos detalhados e de longo prazo podem não fazer mais sentido em um mundo Bani:

Incompreensível: agora é a hora de esquecer a lógica. “Tentamos encontrar respostas, mas as respostas não fazem sentido. Mais dados ― até mesmo big data ― podem ser contraproducentes, sobrecarregando nossa capacidade de entender o mundo, tornando difícil distinguir ruído de sinal. A incompreensibilidade é o estado final da sobrecarga de informações”. Não existe mais certeza sobre nada, assim, o excesso de controle pode ser uma farsa.

Para ele a estrutura Bani oferece uma lente para ver e estruturar o que está acontecendo no mundo, e a sigla criada sugere oportunidades de resposta úteis para o mundo.

A fragilidade, de acordo com o antropólogo, pode ser enfrentada através de resiliência e liberdade; a ansiedade pode ser aliviada por empatia e atenção plena; a não-linearidade necessitaria de contexto e flexibilidade; e a incompreensibilidade pede transparência e intuição.

“Essas podem muito bem ser mais reações do que soluções, mas sugerem a possibilidade de que respostas possam ser encontradas”, comenta Jamais.

Conheça a Sul Brasil Uniformes

Neste quadro eu compartilho a história das empresas que movimentam a economia, geram empregos e tornam nossa cidade mais desenvolvida. E hoje vamos conhecer a história da Sul Brasil Uniformes que completou 14 anos.

A empresa fundada em 2006, produz toda a linha de uniformes profissionais, prezando sempre pela inovação nas composições de peças e nos melhores tecidos, modelagens e acabamentos. Também produzem uniformes esportivos, abadás e camisetas promocionais. Sempre garantindo praticidade, economia e funcionalidade. A empresa atua com uma equipe de 20 funcionários e 4 representantes comerciais que atendem todo o Brasil. Tem como parceiros os principais fornecedores do mercado, garantindo que seus produtos finais tenham a melhor padronização, sofisticação e estilo para todas as empresas.

Um dos seus diferenciais é na mão de obra qualificada, com colaboradores capacitados para produzir com qualidade, rapidez e eficiência, além do maquinário moderno. Localizada na estrada Geral Palmeira do Meio, a Sul Brasil Uniformes está se tornando referência em uniformes para todo o país. Parabéns a toda equipe e sucesso sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale