sábado, janeiro 23Diário online de Braço do Norte

Pinheiral e São José recebem equipes de saúde

Uma das grandes reivindicações, que cada uma tivesse sua própria equipe, foi atendida na última sexta-feira, 07 dezembro

A sexta-feira, 07 de dezembro, foi especial para as comunidades de Pinheiral e São José, em Braço do Norte. A Prefeitura realizou três importantes atos, a readequação da Estratégia Saúde da Família (ESF) Henrique Hellmann, do Pinheiral, implantação da ESF Irmã Alberta Buss, do São José e a inauguração da drenagem e pavimentação do pátio do centro comunitário, escola e ESF do São José, realizado em parceria com os moradores.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, 3.400 pessoas, ou seja, 1013 famílias, eram atendidas por apenas uma equipe que atuava nos ESFs do Pinheiral, São José e unidade de saúde de São Maurício. Com a descentralização – implantação de uma nova equipe, o Pinheiral atenderá 1.765 pessoas (600 famílias) e São José/São Maurício atenderá 1.570 pessoas (442 famílias), sendo 1300 pessoas (350 famílias) do São José e 270 (92 famílias) do São Maurício.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que para que houvesse a descentralização foram necessárias algumas viagens a Brasília. “Nossa última ida ao Ministério da Saúde foi em junho e, em agosto, saiu a portaria liberando a implantação da equipe do São José. Foi um esforço conjunto, que contou com a colaboração de diversas pessoas, e era uma das grandes reivindicações das duas comunidades”, destaca o prefeito.
Beto lembrou ainda que a descentralização desafogará os atendimentos. “Temos a certeza que, em pouco tempo, o atendimento será normalizado, sem que haja filas de esperas. Isso só será possível graças ao empenho de cada membro das equipes”, ressalta Beto.

Parceria com os moradores

O prefeito ressalta a importante parceria entre poder público e comunidade para a confecção da drenagem e do assentamento das lajotas no pátio. “Nossa maior promessa sempre foi trabalhar por nosso município e assim estamos fazendo. Sabemos da importância para a comunidade, já que é aqui que são realizados os encontros comunitários, aqui tem a escola, tem o campo e o ESF. Estamos felizes em poder participar dessa parceria”, garante Beto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale