sexta-feira, março 5Diário online de Braço do Norte

Perin assume Câmara e promete dedicação

Vereador, que está na sua primeira legislatura, garante que dará continuidade aos trabalhos realizados pelas antecessoras

Jacinto Perin (PSD), um homem simples, trabalhador e guerreiro. Nasceu no interior de Grão-Pará, é filho de Liberato Paulo Perin e Milieta Orbem Perin. Aos 16 anos surgia o interesse pela política. Com coragem e determinação, buscou a realização dos seus sonhos e hoje é presidente da Câmara de Vereadores de Braço do Norte. Com uma chapa de consenso, única, Perin foi eleito por unanimidade, no mês de dezembro. Agora no início do ano, o momento é de planejamento e organização do trabalho. E nessa semana o presidente participou do Café da Folha para falar sobre a sua trajetória e de como planeja a sua administração.

Como foi o início da vida política de Jacinto Perin?
Jacinto – Minha vida política iniciou quando eu tinha 16 anos, quando meu pai era vereador em Grão-Pará, foi onde eu peguei gosto pela coisa. Eu saia com o pai para pedir votos, na época principalmente no interior, haviam muitas porteiras, e como eu sempre queria ir junto com ele, eu dizia que ia para ajudar ele a abrir as porteiras, e dali pra frente fui cada vez mais me interessando por política. Aos 20 anos me casei, e fui morar em Orleans, e lá fui convidado para ser candidato, porém eu achava que ainda não era a hora certa, apenas me filiei no partido do PSD. Em 2002 vim morar em Braço do Norte, fui convidado pelo ex-deputado José Zei para me filiar no partido, aceitei e criei coragem e me candidatei pela primeira vez, porém não fui eleito. E nessa última eleição me candidatei novamente e fui eleito com 848 votos.

Como você chegou na presidência da Câmara?
Jacinto – Nós tínhamos um acordo, no primeiro ano seria do PP, o segundo do PSDB e o terceiro seria o PSD, que possui quatro vereadores, e o meu nome foi o escolhido para assumir a Câmara. Fui eleito por unanimidade, tenho uma relação bem boa com todos os vereadores, só tenho a agradecer a todos pela confiança. Eu não imaginava que um dia fosse ser presidente da Câmara, sou muito grato por essa oportunidade.

O que representa a presidência para você?
Jacinto – É uma experiência a mais para minha vida pública, além de vereador, também já fui secretário e diretor da agricultura. Esse é mais um grande desafio que encaro com muita responsabilidade. Experiência como presidente ainda não tenho, mas eu já vinha acompanhando o trabalho da Maria e da Soraia, e acredito que um dos meus maiores desafios é continuar mantendo o bom trabalho que vinha sendo feito e claro fazer algo a mais. Uma coisa posso garantir, força de vontade e comprometimento não vão faltar.

Você já estabeleceu alguma ação para sua gestão?
Jacinto – Uma das minhas prioridades é realizar uma reforma no prédio da Câmara, na parte externa. E claro continuar com os projetos que já vinham sendo executados, vamos continuar participando da Feagro, vamos manter o projeto dos vereadores mirins e quero seguir com as reuniões itinerantes nas comunidades. Por enquanto não tenho planos de muitas mudanças, quero apenas dar continuidade ao trabalho.

Como estão sendo os primeiros dias à frente da Câmara?
Jacinto – Estão sendo tranquilos, já realizei uma reunião com os funcionários, pedi bastante empenho e dedicação de todos, e principalmente que atendam bem a população que for procurar a Câmara.

Para você qual a importância da Câmara para a população? É importante essa aproximação entre Legislativo e a comunidade?
Jacinto – Sem dúvidas essa aproximação é de extrema importância. O contato dos vereadores com a população, com certeza faz a diferença. E eu como presidente quero manter esse contato, é sempre importante que os moradores falem o que está acontecendo, para que nós vereadores possamos tentar resolver esses problemas. Agora como presidente eu sinto que a procura por mim é bem maior e o compromisso também, além da cobrança ser bem maior.

O que a população pode esperar de Perin?
Jacinto – Pode esperar honestidade, dedicação e bastante comprometimento. Sei da minha responsabilidade e prometo muito trabalho. Tenho certeza que junto com os vereadores vamos realizar um excelente trabalho em prol da comunidade. Jamais vou deixar de dar atenção a população, mesmo sendo presidente, continuo sendo a mesma pessoa, estou à disposição do nosso município, quero fazer tudo que estiver ao meu alcance para colaborar com o desenvolvimento de Braço do Norte. Quero fazer uma boa administração e devolver recursos para a prefeitura, para poder realizar obras no nosso município. Sempre busco fazer as coisas de forma correta e séria. Eu vim de berço do interior, falo meio enrolado, mas recebi uma boa educação e acho que isso é o que importa. Ser educado, fazer a coisa certa, respeitar o próximo e atender bem a nossa população são as minhas prioridades.

Quais as maiores reivindicações da população?
Jacinto – O que mais escuto são pedidos relacionados à saúde, esgoto, pavimentação e melhorias principalmente nas estradas do interior. Dentro do possível, quero dá uma atenção especial a essas reinvindicações. Podem contar comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale