domingo, janeiro 17Diário online de Braço do Norte
Fernando Freitas | fernando@folhadovale.com.br

Parque linear

Coluna de Fernando Freitas

O primeiro parque linear de Braço do Norte, um antigo sonho da cidade, começa a ganhar seus traços. Nesta quinta-feira, 7 de janeiro, os técnicos da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), juntamente com membros das Câmaras Técnicas do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano, que fazem parte do Desenvolvimento Econômico Local (DEL), estiveram com o prefeito Beto Marcelino, o chefe de Gabinete, responsável pelo projeto, Ramon Beza, e o vereador Elton Heidemann visitando local onde o parque será construído. Localizado às margens do Rio Braço do Norte, terá como traçado principal o espaço da área de proteção ambiental que fica nas laterais da ponte do Lado da União. Pista de caminhada e locais para a prática de esportes estão previstos no projeto. Será uma nova Praça da Família, porém em local mais amplo.

Boa pergunta

O deputado federal Coronel Armando (PSL) esteve na terça-feira em Grão-Pará. Na região, passou nas cidades em que o seu partido estava coligado e foi vitorioso. Hipotecou apoio à Administração. E disse que o seu gabinete está com as portas abertas para receber as lideranças da cidade. Chamou a atenção do deputado a rica história do município. Particularmente, lembro do coronel quando comandava o Quartel do Exército em Tubarão. Na época dos Jogos Abertos, em 1994, eu fazia a cobertura das competições de atletismo realizadas naquele local para a Rádio Tubá e para o recém fundado Diário do Sul. Na oportunidade, questionei Armando se, após as competições, a pista de atletismo estaria à disposição da comunidade para treinos, já que haviam sido investidos recursos do Estado e do Município na ampliação e adequação da pista e dos espaços utilizados para as demais disputas. Ele me respondeu com outra pergunta. Queria saber se a piscina semiolímpica construída também com recursos públicos no Clube de Campo, uma associação particular de Tubarão, estaria também aberta à população. Seu questionamento causou uma grande repercussão após a reportagem ser publicada.

Obras

O prefeito de Gravaral, Clei Rodrigues, pensa em terceirizar parte do trabalho da Secretaria de Obras do Município, caso o maquinário pesado não possa ser recuperado. O levantamento está sendo realizado pelo novo secretário, Adilson Mendes, o “Soca”, que passou a semana toda atrás de peças para colocar em funcionamento as poucas máquinas que ainda estão em condições de trabalhar.

Mudança na Cosip

O eletricista Cristian Locks Ceolin assumiu na última segunda-feira, 4 de janeiro, como novo supervisor da Cosip (Contribuição para o Custeio de Serviços de Iluminação Pública), que atende junto a Central do Cidadão de Braço do Norte, na Rua Frederico Kuerten. Todos as solicitações de troca de lâmpadas queimadas ou de sugestão de melhoria na iluminação podem ser feitas no setor, de forma presencial das 12h30min às 18h30min de segunda a sexta-feira. O atendimento ainda é realizado pelo Whatsapp, 9.9937-1585.

TOP DE MÍDIA

Chegou a hora de saber se as estratégias de comunicação adotadas em 2020 deram resultado. A partir da próxima segunda-feira, está aberta a corrida para saber quem mais se destacou em sua área no ano passado em Braço do Norte. É no site www.folhadovale.com.br.

PARA ADOÇÃO

A manhã da quarta-feira no quartel do Corpo de Bombeiros amanheceu com uma visita inesperada. Uma gatinha, com poucos dias de vida, foi abandonada na porta da Unidade que fica localizada no Centro de Braço do Norte. Uma campanha está sendo realizada pelos próprios militares para a adoção do bichinho, que ainda não ganhou um nome. Se você puder criar o animal, pode passar no quartel e levar para casa esse filhotinho.

Levantamento

O Natal não escapou dos efeitos da pandemia. Diferentemente dos anos anteriores, em 2020 foram as vendas de bicicletas, móveis de escritório e produtos e serviços pet as que tiveram melhor desempenho nos dias próximos à data, além dos serviços de entrega, segundo dados relacionados ao uso de cartões de crédito em todo o Brasil. Na comparação das compras feitas no período de 1 a 26 de dezembro de 2020 contra 2019, no último Natal, as vendas de bicicletas tiveram faturamento 33% maior; as de mobiliário, 31%; e as de itens para animais de estimação, 21%. Já os serviços de entrega, ainda fortemente influenciados pelo delivery de refeições, faturaram 75% mais do que no ano passado. Com base nos números observados, deduzimos que o consumidor continua priorizando a adaptação do espaço doméstico para a rotina de trabalho, os cuidados com os companheiros do mundo animal e a prática de esportes ao ar livre, em detrimento ou como complemento à academia.

IPVA

Proprietários de veículos com placas que terminam em 1, que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, podem quitar a primeira parcela até a próxima segunda-feira, 11 de janeiro. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, neste caso, fevereiro e março. O prazo para pagamento do imposto em cota única é 1º de fevereiro.

Bandeira amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a cobrança das bandeiras tarifárias neste mês de janeiro, diante dos baixos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A que vai vigorar é a amarela, que representa um adicional tarifário de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumido por mês. Até então a bandeira cobrada era a vermelha patamar 2, que representava um adicional tarifário de R$ 6,243 a cada 100 kWh. Desde o ano de 2015, as faturas de energia passaram a trazer o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as modalidades “verde”, “amarela” e “vermelha”, indicando se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor, em função das condições de geração de eletricidade. Boa parte deste ano, por conta da pandemia, a bandeira permaneceu verde, ou seja, sem a cobrança adicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale