terça-feira, janeiro 19Diário online de Braço do Norte

Pacientes do Mutirão de Cirurgias de Cataratas retornam ao HST

Cerca de 1500 pessoas utilizaram as dependências do HST durante os quatro dias de mutirão. Esse mesmo número é esperado neste final de semana

Os pacientes selecionados pelo Governo do Estado, que realizaram no mês passado, mais de 700 procedimentos cirúrgicos de Catarata no Hospital Santa Teresinha (HST), em Braço do Norte, estarão realizando neste sábado e domingo, 15 e 16 de dezembro, seu retorno de reavaliação.
O Mutirão de Cirurgias de Catarata atendeu pacientes de 18 municípios da Amurel, através de uma parceria entre Governo do Estado e Hospital Santa Teresinha. Cerca de 1500 pessoas, entre pacientes e acompanhantes utilizaram as dependências do HST durante os quatro dias de mutirão. Esse mesmo número é esperado nos próximos dois dias.
Uma equipe médica especializada foi responsável pelos procedimentos que devolveram as pessoas a visão antes prejudicada. O HST realizou todo acolhimento, cadastramento, alimentação e acompanhamento dos pacientes. “Estamos ansiosos para receber e acompanhar os resultados dessa importante iniciativa que mudou a vida de muitas pessoas”, salienta o diretor-geral do HST, Vitor Abitante.

O projeto

O mutirão faz parte do Projeto Ver, realizado pelo Governo do Estado e que já atendeu 18,5 mil pacientes em todo Estado e pretende chegar a marca de 20 mil até o final deste ano.
Na edição de Braço do Norte, foram beneficiados 18 Municípios da Amurel. Entre eles, Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale