quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

O que fazer em caso de queimaduras?

Confira as dicas semanais de Zula Coradelli

Uns dias atrás queimei o meu braço. A dor foi ficando insuportável, e logo veio a pergunta: o que usar para aliviar? Descobri várias receitinhas, então vou passar para vocês.

1º – Resfriamento

Refrescar a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar.

2º – Babosa (foi o que usei)



Retire os espinhos e corte a folha ao meio, no sentido do comprimento. Depois raspe o gel que se encontra no interior da folha e coloque-o sobre uma compressa ou gaze esterilizada, cobrindo a parte queimada.

No meu caso, eu coloquei na geladeira e trocava o cataplasma a cada vez que esquentava. A babosa também serve para queimadura de sol e ainda para clarear as manchas deixadas por queimaduras.

3º Folhas de alface

Macere as folhas de alface com o azeite e depois coloque a mistura numa compressa esterilizada e aplique sobre a queimadura.

4º Casca de banana

Com ajuda de uma faca, com cuidado, retire a camada que reveste o interior da casca da banana e coloque sobre a queimadura. Depois, cubra com uma gaze esterilizada vá substituindo a cada duas horas.

Também pode colocar a parte interna da casca direto na queimadura. Repita o procedimento até cicatrizar.

5º Açúcar



Outro remédio natural para queimaduras é a pasta de açúcar, pois ajuda a hidratar o local, facilitando a cicatrização e prevenindo o aparecimento de bolhas.

Ingredientes
– Duas colheres (de sopa) de açúcar;
– Uma colher (de sopa) de água.

Modo de preparo
Misturar a água e o açúcar até se formar uma pasta homogênea e depois colocar sobre a queimadura, cobrindo com uma gaze esterilizada. Trocar duas vezes por dia, lavando a pele, sem esfregar, com água fria entre as aplicações.

6º – Clara de ovo

Pode  adicionar a clara de um ovo à mistura, para contribuir para a formação da nova pele.

Importante

– Não estourar as bolhas. A pele é um curativo natural;  
– Estes remédios caseiros estão indicados para tratar queimaduras leves e de pequenas dimensões;
– As queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale