quinta-feira, janeiro 28Diário online de Braço do Norte

O empreendedor, o político e o ciclista

O espírito empreendedor, desde cedo, fez parte da personalidade de Michell Sombrio. Ainda participando de competições de ciclismo, criou a sua primeira empresa. Uma marca de roupas e acessórios voltada para o esporte que pratica. Porém, a falta de preparo e de uma certa orientação na administração dos negócios impediu que o jovem empresário conseguisse manter a atividade.

Michell: o lado bom da política

Apesar de não ter dado certo, a experiência de Michell foi fundamental para o seu crescimento. Graduado em gestão pública, o novo vereador do MDB foi convidado para trabalhar na, hoje extinta, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte. Sua atuação na SDR chamou a atenção do então deputado federal Edinho Bez de Oliveira e, assim, passou a fazer parte do seu gabinete, indo trabalhar em Brasília. “Foi um período de grande aprendizado, eu acompanhava o deputado Edinho quase em todos os momentos. Acabei me especializando no acompanhamento de projetos e convênios junto aos Ministérios. Assim contribui para o desenvolvimento de muitos municípios”, lembra.

De volta à Santa Catarina, em Florianópolis Michell passou a responder pela chefia de Gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, onde participou de projetos e ações voltados para o incentivo ao empreendedorismo, como programas de inovação e de desburocratização. Mas seus pensamentos continuavam voltados para a sua cidade natal, Braço do Norte. Pensava em, de alguma forma, aplicar o que aprendeu no congresso e no governo do estado para contribuir para o crescimento do município. Daí veio a vontade de ser vereador.
“Resolvi voltar para Braço do Norte, onde abri uma pequena empresa especializada em decoração criativa, e que tem dado certo. E então busquei o projeto de me tornar vereador. Tenho vontade de fazer com que a cidade se transforme em um verdadeiro celeiro de novos projetos, de novas ideias, de ações que possam dar novas oportunidades aos seus moradores”, acredita.

Quando iniciar os seus trabalhos na Câmara de Vereadores, Michell Sombrio pretende defender projetos voltados especialmente para o desenvolvimento econômico da cidade. Ele afirma que já tem uma série de ideias e propostas para apresentar aos seus futuros colegas e ao Executivo municipal. “São programas como o ‘Juro Zero’, que busca fomentar o empreendedorismo facilitando o acesso ao crédito. Tem também o ‘Selo da Terra’, um ação de valorização dos produtos de Braço do Norte e que visa criar um vínculo especial desses produtos com o consumidor da cidade. E tem ainda o ‘Compra Legal’, de criação de um dispositivo em lei para que parte das compras do poder público seja realizada em empresas do município”, cita.


Outros temas que o futuro vereador deseja abordar são fiscalização da qualidade das obras públicas no município; a busca de novos projetos e geração de oportunidades para o empreendedor; integração escolar; inovação em todos os setores, além do incentivo ao esporte e estimular a realização de eventos que disseminem as práticas esportivas. “Eu sei que algumas das minhas propostas podem ir além do papel do vereador. Mas eu busco exatamente isso, pensar de uma forma diferente, fora da caixa”, justifica.

Outra bandeira que o vereador eleito abraçou é a inclusão, quando convidado para ser padrinho da Associação dos Autistas que está sendo criada em Braço do Norte. Um dos projetos relacionados a inclusão está a equoterapia, desativada há mais de quatro anos. Hoje existe uma estrutura praticamente pronta anexa ao CTG e um projeto de revitalização está sendo trabalhado, para que a terapia possa ser oferecida em breve. A ideia de Michell é tornar o espaço uma referência na equoterapia realizando um consorcio ente os municípios vizinhos em parceria com as Apaes da região.

A relação entre o ciclismo e a gestão pública

Michell Sombrio não esconde de ninguém que é um entusiasta da atividade física regular, especialmente do ciclismo. Sempre conta que desenvolveu a paixão pela modalidade como toda criança, brincando. Na sua adolescência e juventude, levou essa paixão mais a sério e participou de diversas competições voltadas para esse esporte.


Hoje, não participa mais de campeonatos, mas ainda pedala regularmente e sempre destaca a influência que o ciclismo exerce tanto na sua atividade profissional quanto política. Foi graças ao ciclismo que ele teve a sua primeira experiência como empreendedor e, embora pareça não ter, consegue traçar uma importante relação entre a paixão pelo pedal e a gestão pública. “Assim como o ciclismo, a gestão pública é voltada para o bem estar das pessoas. É preocupada com a mobilidade urbana, com a saúde, a educação, o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. Pedalar sempre me fez bem e foi graças à bicicleta que conheci todo nosso município e região. Foram estradas, morros, muitos bairros, pessoas e belas paisagens no interior. A bike está na minha essência”, garante.


Por conta Por quanto tempo desse amor pelo ciclismo Michell está sempre incentivando as pessoas a pedalar com frequência, e agora como vereador, vê também uma grande oportunidade de ampliar esse incentivo e valorizar o potencial de Braço do Norte para a prática do pedal, seja na área urbana ou rural. “Uma das minhas propostas é fazer um levantamento das áreas verdes do município e desenvolver espaços para as práticas de modalidades como mountain bike e o downhill, além de outras atividades de lazer e outras modalidades esportivas”, resume.

Nome completo: Michell Fernandes Sombrio.

Apelido entre amigos e familiares: não possui.

Data de nascimento: 7 de novembro de 1981.

Natural de: Braço do Norte.

Nomes dos pais: Rubio Sombrio e Rosilene Fernandes Sombrio.

Atividade: microempresário.

Formação: Graduado em Gestão Pública.

Estado Civil: Solteiro.

Pai de: não possui.

Filiação partidária: MDB.

Time do coração: Vasco da Gama.

Hobby preferido: ciclismo (mountain bike).

A política é: uma forma de contribuir para o desenvolvimento.

Para receber notícias diretamente no seu watsapp entre na nossa lista de transmissão.https://chat.whatsapp.com/BbhaYxFdyfSFP8A3byxHe9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale