sábado, janeiro 16Diário online de Braço do Norte
Ezequiel Selhorst Philippi | ezequiel.philippi@hotmail.com

Núcleo Jovem

Coluna de Ezequiel Selhorst Philippi

O Núcleo Jovem da Acivale, seguindo sua tradição, todos os anos faz ações solidárias para entidades de Braço do Norte. Além de doações de EPIs para o Hospital Santa Teresinha no início da pandemia, o grupo também destinou 240 litros de leite e 70 pacotes de bolachas para a Asacad/Casalar. A entrega foi realizada pelos coordenadores do núcleo Leonardo Michels Bernardo, Eduardo Maia Machado e a diretora Executiva da Acivale Djeime Boeing.

Alvarás

Deputado Estadual Bruno Souza (Novo) já pode ser reconhecido como o “Exterminador de Alvarás”. Através de seu trabalho, 290 atividades de baixo risco poderão funcionar sem precisar de Alvará, 700 atividades estão livres de um licenciamento ambiental e 90 atividades de pequeno porte estão protegidas do abuso regulatório. Falamos de mais liberdade e menos burocracia para o empreendedor, um Estado livre e mais produtivo. Mudanças já começam a valer em 2021, consulte seu contador.

Uso de máscara

Queria saber se é obrigado ainda o uso de máscaras ou se é somente exigido quando se entra em algum estabelecimento. Quem que está fiscalizando isso? Sinceramente não vejo ninguém. Em verdade, as pessoas nem estão dando bola se estão ou não de máscara. Perguntar não ofende. Porque dentro de um ambiente as pessoas usam e fora dele não, na rua não tem o vírus? Não era para ter multa para quem descumprisse a norma?

Anjos Solidários

Em sua primeira campanha de Natal, a Anjos Solidários tem o objetivo a doação de cestas natalinas para famílias carentes, para tornar o Natal delas um pouco mais feliz! O grupo busca ajuda para conseguir realizar essa linda campanha. Quem tiver interesse em colaborar e fazer esse Natal especial para alguém, pode procurar o Eduardo pelo número 48 99824 1183.

Hotelaria

A classe hoteleira catarinense, principalmente Gravatal, diga-se de passagem, comemora, a liberação dos 100% de ocupação agora permitida a partir de 21 deste mês. Não só hotéis, mas, como também pousadas e hospedarias que estão crescendo na região, recebem cada dia mais visitantes. Um pouco mais de tempo sem essa permissão poderia iniciar uma quebradeira dos estabelecimentos que agora podem seguir melhor suas atividades, com os devidos cuidados.

2020(21)

Uma frase está sendo muito utilizada para definir o ano de 2020, que já se encerra em poucos dias: “Se você não evoluiu como pessoa em 2020, você não evoluirá nunca mais”. De fato, um ano de muito aprendizado, de reconhecer o valor a vida. 2021 já está batendo na porta, mas, seremos sempre reféns do que foi este ano de 2020. E o levaremos na memória, pelo resto de nossas vidas, como se ele nunca tivesse terminado.

E hoje, meu abraço especial vai para o querido amigo, Clovis Demétrio, o “Pepê”. Vovô babão, está sempre acompanhando e passando momentos com a neta Maria Helena. Vale o registro, muito amor envolvido,

A vereadora Soraya Michels aproveitou a passagem da deputada federal Geovania de Sá (PSDB) pela região para, juntamente com a diretoria do Hospital Santa Teresinha, solicitar recursos para a ampliação daquela casa de saúde. Faltam R$ 4 milhões para que o novo complexo, que vai abrigar a UTI, comece a sair do papel. Quem sabe não estaria aí a ajuda que falta.

Não dá para acreditar

Neste ano, em plena pandemia, que além de matar milhares, desempregou milhões de brasileiros, uma agência governamental permite que uma concessionária aumente o valor do pedágio em 40%. Isso mesmo, em 2020, foram dois reajustes e agora o pedágio custa R$ 3,90. Quando que o trabalhador tem um reajuste salarial equiparado a este montante? E a inflação? Lamentável que Procon e TCU (Tribunal de Contas da União) não tenham conseguido derrubar esse absurdo. O que fica é a clareza da impotência do povo brasileiro, pois se nem os órgãos fiscalizadores conseguem impedir tamanha barbaridade, quem poderá representar a população? E, pra finalizar, o argumento utilizado pela concessionária para os reajustes é que está faltando dinheiro para a conclusão das obras do contorno viário, atrasado há mais de uma década. Que contrato bem feito esse, não acham?

Tarifa de esgoto

Está nas mãos do Governador Moisés vetar ou sancionar o projeto de lei que limita a 70% da tarifa de água ao valor a ser cobrado pelo serviço de esgoto. Hoje a lei permite que a tarifação entre um e outro sejam de 100%. Um projeto, já aprovado pela Assembleia Legislativa, que é de grande interesse aos milhares de catarinenses. E nós aqui podemos falar muito bem da Casan, que, além disso, não está prestando um bom serviço como deveria.

Nova Chapa

Lideranças de Braço do Norte e Rio Fortuna, estão estudando a possibilidade de formar uma Nova Chapa para as eleições da Cerbranorte que ainda está sem data certa para acontecer. Fugindo das tradicionais diretorias com vínculos partidários diretos, a avaliação dos possíveis nomes é técnica, leve e com boa aceitação. São novas lideranças surgindo. Os encontros estão acontecendo mensalmente. Atualmente há somente uma chapa “2” no páreo, mas, surpresas podem vir por aí, além dessa, mais uma ou duas chapas, quem sabe… Isso seria muito bom.

Passaporte Europeu

Há quase dois anos, se tinha a informação de que o Ministério das Relações Exteriores da Itália enviaria um diplomata para Santa Catarina visando dar tratativas quanto à instalação de um consulado em Florianópolis, ponto que facilitaria muito o processo para a emissão do passaporte europeu e dupla nacionalidade. O assunto não andou, mas, a novidade é que está sendo aberto um consulado em Vitória, no Espírito Santo, que junto com Santa Catarina, são os dois estados “mais italianos” do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale