domingo, janeiro 17Diário online de Braço do Norte

Nossos desejos de felicidades

Coluna de Ezequiel Selhorst Philippi

Nossos desejos de felicidades e muitos anos de vida para Márcia Della Giustina Matos, que neste 28 de novembro comemora mais um ano de vida.

Geração “nem-nem”

O IBGE divulgou nesta semana um levantamento exibindo a porcentagem de jovens (15 a 29 anos) que não estudam e nem trabalham. O Brasil teve a média geral entre todos os estados de 22,1%, enquanto que Santa Catarina apresentou o melhor índice do país, com 12,7%. A pesquisa é preocupante, pois, mostra que mais de um quinto dos jovens do Brasil não estudam e nem trabalham. Algo que já se fala há muito tempo, “que a geração que está vindo aí não quer nada com nada”.

Santa Augusta

Como morador do Bairro, fico muito feliz pela escolha da comunidade para ter o novo Centro Administrativo Municipal. Uma obra que vai desenvolver a localidade e contribuir com o crescimento de Braço do Norte, inclusive desafogando o trânsito no Centro. Porém, lembro que a infraestrutura tem que ser completa. O acesso pela Frederico Kuerten e o Córrego Santa Augusta são exemplos de benfeitorias que são, extremamente, necessárias.

Kleython May

Vereador reeleito em Rio Fortuna, Kleython May (MDB), como segundo mais votado no município nessas eleições, vai para seu segundo mandato como edil. Continua levando o nome da família May por mais uma legislatura. Seu pai, Celito May, em cinco oportunidades anteriores, ganhou todas. Com mais esse mandato, vão totalizar, pela família, 28 anos de serviços prestados ao Legislativo Rio Fortunense. Sucesso!

Música

O Ecad (Escritório Central de Distribuição e Arrecadação) aproveitou a data do Dia do Músico, 22 de novembro, para fazer um levantamento especial, identificando as músicas nacionais mais tocadas em todos os segmentos no Brasil nos últimos cinco anos. A notícia pode ser considerada triste num país que criou a bossa nova, o samba, a jovem-guarda. No ranking, a predominância foi do sertanejo como o gênero musical mais presente no dia a dia dos brasileiros, ao ocupar quatro das cinco primeiras posições: Camarote, Parabéns a Você, Aquele 1%, Sosseguei e Seu Polícia.

Hora de viajar?

Diante do cenário desolador, o setor de turismo, um dos mais impactados em toda a pandemia, começou a lançar promoções e pacotes de viagens com preços inimagináveis. Aquele desejo de realizar a viagem dos sonhos nunca esteve tão propício em termos financeiros, porém, o momento ainda requer cuidado com o vírus, principalmente agora, com o aumento significado de casos confirmados do Covid e super lotação de hospitais. Momento de avaliar, pois, sem a certeza do que vai passar nos próximos dias, meses….

Parabéns ao empresário e diretor da Unisul, Wilson Tenfen, que nesta quinta-feira, 26, comemorou seu aniversário ao lado de sua família. Saudações também ao Patriarca “Seu Simão” nada que no feriado do dia 15, também soprou velinhas. Saúde e sucesso!

Os cumprimentos ao empresário Eligio Uliano que sábado comemora mais um ano de vida. Desejamos um hiper aniversário.

CDL BN 1

A Câmara de Dirigentes Logistas de Braço do Norte divulgou o horário especial de Natal, que se inicia nesta terça-feira, 1º de dezembro, avaliando e obedecendo as questões da Pandemia. Será o mês inteiro de ofertas com a Promoção das Compras Premiadas, em R$ 20 mil de prêmios. E até Aeste sábado, 28, a entidade segue com a promoção Black Week, ofertas imperdíveis no comércio local.

CDL BN 2

Nova diretoria da entidade na gestão 2021/2022 foi eleita por unanimidade no último dia 19. Para o cargo de presidente teremos o empresário. Elessandro Meurer, proprietário do Restaurante Castelinho, e a vice-presidência com o empresário Rafael da Cunha, proprietário da Climba Commerce. A diretoria é totalmente voluntária e visa o incremento de ações em prol do desenvolvimento do comércio de Braço do Norte, bem como de seus afiliados. Deixa o cargo, no dia 31 de dezembro de 2020, o empresário Tulio Uliana Demay, que durante a sua gestão realizou ações de fortalecimento do comércio e oportunizou o crescimento de muitos negócios locais.

Volta às Aulas

Há um mês do Natal, a discussão não termina! Vamos voltar ou não? A governadora Daniela já liberou a volta às aulas, assim que a região de risco do Covid estiver no mínimo laranja (grave). O retorno, porém, é incerto. Se vem uma decisão judicial que impede, não há o que fazer. Em Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli afirmou que, saindo do cenário atual de risco vermelho (gravíssimo), vai retornar às aulas, não importa a quantidade de dias.

As contas começam a chegar…

Nada é de graça. Do que foi impedido de pagar no decorrer no ano por causa da pandemia, a conta começa a chegar. E com efeito retroativo. Começaram com os planos de saúde, impedidos de reajustar suas mensalidades. Já estão autorizados para cobrar, inclusive, o que deixaram de receber, aumentando a dívida do cidadão atropelado por medidas restritivas, onde muitos perderam o emprego e outros tiveram o salário reduzido. E a Celesc também vai buscar o que foi impedida de cobrar. E isso vai virar uma avalanche. O ano de 2021 corre o risco real de começar com valores elevados retirados do bolso do trabalhador, sem a compensação do que deixou de ganhar ou inclusive perdeu. As prateleiras dos supermercados já são um sinal, revelam o que está vindo por aí. Preços em alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale