Muita “hora” nesta “calma”

Coluna semanal de Fernando Sombrio, diretamente de São Ludgero

A Educação Infantil e Ensino Fundamental reinicia no dia 22 de abril na modalidade não presencial na rede municipal de São Ludgero. Os professores irão enviar aos alunos e famílias, via WhatsApp, atividades, vídeoaulas e explicações dos conteúdos, bem como o cronograma semanal das atividades, para melhor organização da rotina de estudos por parte das famílias. A participação do aluno é obrigatória e sua confirmação se dará através da realização das atividades e, após serem concluídas e enviadas, contarão como frequência escolar. Já faço um apelo desde já para que não haja excessos. A grande maioria dos pais voltaram ao trabalho e a rede estadual também está fazendo aulas não presenciais. Para os pais que têm filhos na rede municipal e na estadual ao mesmo tempo, o excesso de conteúdo pode sobrecarregar, tanto os pais quanto os alunos. Os alunos estão em casa, mas com a falta dos pais durante o dia para ajudar os filhos, sobrecarrega também o profissional, o professor, que tem de se moldar para atender um a um. Entendam que mesmos estando em casa, não existe todo o tempo do mundo, e os pais chegam cansados do trabalho. A interação dos pais sempre foi essencial na vida escolar, mas para muitos isso é uma tarefa árdua.

Entre nós

Dentre as medidas durante a Pandemia do Covid-19, a Prefeitura de São Ludgero prorrogou, através do Decreto nº 12/2020, para até 31 de agosto, com 20% de desconto no pagamento do IPTU em cota única. Os boletos já estão disponíveis na página da Prefeitura. O prefeito Iba Lembeck, agora, faz um pedido para que a população tenha mais atenção para produtos produzidos e comercializados em nossa cidade, bem como a contratação de prestadores de serviços e autônomos com a reabertura das atividades. Isso sempre foi importante, sempre defendi essa bandeira, mesmo antes da pandemia! Nós, cidadãos, também pedimos para que a Prefeitura faça o mesmo. Sabemos que algumas coisas precisam ser buscadas fora, mas quando for possível, voltem os olhos para as empresas e prestação de serviço que são daqui reciprocidade. É importante ressaltar que nas licitações não é possível delimitar perímetro e o menor preço vence dentro do que foi especificado. Em contratações diretas e serviços do dia-dia, dentro do limite permitido, acredito que já existe bastante a valorização local, mas sempre pode melhorar!

Juiz na Prefeitura?

A possibilidade de adiar as eleições deste ano por causa da pandemia de Covid-19 no país pode levar juízes ao comando das prefeituras do país. A disputa está marcada para outubro, mas a falta de perspectiva de quando a crise se encerrará preocupa políticos e magistrados, que já discutem cenários para o caso de não ser possível a população ir às urnas neste ano. Entre as alternativas cogitadas nos bastidores estão postergar as eleições até dezembro, unificá-las com as disputas de 2022 ou realizá-las no início do ano que vem, sem prorrogar mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, o que poderia gerar contestações de adversários políticos. Nestes dois últimos cenários, a linha sucessória prevê que o juiz responsável pela Comarca da cidade assuma (não tem nada a ver com o juiz de futebol) a Administração local provisoriamente em caso de ausências de prefeito, do vice e do presidente de Câmara Municipal.

R$ 2 bilhões

A Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é contra unificar as datas das eleições. Que o debate deveria ser restrito a estratégias para viabilizar as convenções partidárias em ambientes virtuais e para oferecer mais segurança aos eleitores, como ampliando horários de votação. Os R$ 2 bilhões previstos no Orçamento do Fundo Eleitoral estão reservados para gastos de candidatos como viagens, cabos eleitorais e publicidade. Quanto ao uso desse recurso no combate a pandemia, seria muito interessante e na situação em que estamos a prorrogação das eleições poderia ser a melhor saída, na minha opinião. De uma coisa eu sei, isso vai ser uma novela de muitos capítulos, com surpresas espetaculares!


Leave a Comment