quinta-feira, janeiro 28Diário online de Braço do Norte

Momento de Carinho

Coluna de Ezequiel philippi


Lembranças

Registro de momento de carinho, no começo do ano, em que a diretora do Centro Educacional Alpha Ideal, de Braço do Norte, Amanda Mazon Fraga, troca abraços com os alunos, em comemoração aos 25 anos da escola.

Sempre lembrando Jorge Ouriques Batista, seja como corredor ou por interpretar Jesus Cristo nas encenações de teatro, bem que podia também levar o codinome que muitos têm do local de trabalho, assim sendo o “Jorge da Moldurarte”. Nessa semana, postou essa foto em suas redes sociais, comemorando com muito orgulho a passagem dos 26 de anos de serviço prestados à empresa. Um feito admirável e para poucos que conseguem chegar nesse algoritmo, construindo uma história. Tem mais tempo de firma do que de casado. Parabéns amigo!

Casan

O displicente serviço apresentado pela companhia e a falta de respeito com o consumidor, principalmente nesse tempo de pandemia, só vem aumentando o descrédito da Casan em Braço do Norte. Até quando teremos que pedir uma segunda via da fatura com a leitura correta? O novo marco do saneamento está aí, com regras mais rígidas, dando espaço para possíveis privatizações ou quem sabe ainda uma municipalização. Em verdade uma concessão de 30 anos não pode continuar desse jeito.

Revitalização

Na região, a rodovia que liga Braço do Norte a Rio Fortuna há anos é motivo de comentários pelas péssimas condições da pista. Mas, outro trecho importante já vem sofrendo com pequenas deteriorações no asfalto, o acesso que liga Braço do Norte a Grão-Pará, consonante com o turismo agroecológico, a Serra, e ligação aos polos e atividades econômicas dos municípios já deveria ser pauta das autoridades. Entretanto, ainda dependemos do Estado, que nada faz.

Volta às aulas?

As aulas presenciais nas escolas de Santa Catarina devem ser retomadas de forma gradativa e preferencialmente para os alunos com mais de 14 anos. A possibilidade de turmas alternadas entre estudantes em sala e em casa também foi indicada nos novos protocolos anunciados pelo governo. Por enquanto, as aulas seguem suspensas pelo menos até 7 de setembro, de acordo com decreto estadual. Bem, não sabemos como vai ficar isso tudo, em opinião, eu não arriscaria até ter o acesso a uma vacina.

Oktoberfest

O que já era esperado foi oficializado na última semana. A edição 2020 da festa mais tradicional de Santa Catarina foi cancelada devido ao novo coronavírus. O setor de shows e eventos certamente estará entre os últimos na retomada das atividades. A contagem segundo o Ecad, se soma à estimativa de mais de 6 mil eventos cancelados em todo o Brasil por conta da pandemia. E quando os eventos voltarem, certamente serão mais valorizados.

Cartola

E vem aí mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Futebol, e com ele o Game Fantasy do Sportv, o Cartola. Em Braço do Norte, a Liga Mestre Kame, organizada pelos amigos Dudu, Joneco e Stalone há cerca de 10 anos, já está com quase 80 participantes no bolão. Os participantes se juntam, contribuem com um valor e disputam prêmios rodada a rodada, fora a resenha, que já é tradicional entre a galera.

Nota de R$ 200

O Governo Federal lançará no final deste mês a cédula de R$ 200. A medida de política econômica tem como motivo uma melhor circulação da moeda, frente ao auxílio emergencial, dentre outros fatores. A notícia gerou brincadeira por parte do animal escolhido, um lobo guará, quando poderia ser um cachorro ou até mesmo uma capivara. A nota, entretanto, agravará mais ainda o problema do troco. Se já estava difícil antes…

Chaves

Depois de décadas, a série de maior sucesso em todo mundo saiu do ar de todas as televisões. São personagens e histórias que de forma lúdica marcaram épocas e tantas gerações. Episódios que nunca precisaram de nada ofensivo para ser engraçado, e sim um bom humor através de uma simplicidade e inocência dos personagens. Pra sempre Chaves, Kiko, Chiquinha e tantos outros. Sou fã! No youtube continuará, e ainda bem, rsrsrs.

Barulhentas

Pela lei estadual 17.975, foi instituída a Campanha Estadual Permanente de Prevenção de Acidentes de Moto. Na área de fiscalização e repressão, o principal objetivo é aumentar em 30% o número de abordagens a motociclistas e criar planos integrados entre os órgãos de trânsito estadual e municipais. Quem sabe também reprimam aqueles que, com seus escapamentos adulterados, geram ruídos terríveis que agridem a saúde auditiva de todos. Esses marginais, essa praga que impunemente tomou conta das ruas, em todo lugar, são os principais responsáveis pela hostilidade e antipatia geral, de motoristas e de todas as demais pessoas, contra todos os motociclistas e em relação a eles em especial.

Terapia animal

O governador Carlos Moises sancionou a lei estadual 17.969, permitindo o ingresso de animais domésticos e de estimação em hospitais públicos, privados, contratados e conveniados, para permanecerem por período pré-determinado e sob condições prévias, para visitação de pacientes internados, respeitando os critérios definidos por cada estabelecimento. Admite-se nesta terapia cães, gatos, pássaros, coelhos, chinchilas, tartarugas e hamsters. Outras espécies devem passar pela avaliação do médico do paciente para avalição, segundo o quadro clinico do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale