Missa on-line e culto drine-in: a igreja se renova

Para manter os seus féis em tempo de pandemia, as igrejas procuram inovar e se “conectar”

Para se manter cada vez mais ‘conectada’ com seu público fiel, a Igreja Evangélica A Verdade que Liberta, de Gravatal, realiza neste domingo um culto drive-in. Já em Braço do Norte, a Igreja do Evangelho Quadrangular aumenta a quantidade de cultos para poder se adequar as novas regulamentações do Governo do Estado e receber a todos. A Igreja Católica da Diocese, por sua vez, decidiu manter as missas apenas on-line.

O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas e templos religiosos na última segunda-feira, 20 de abril, depois de praticamente um mês interditados. Porém, impôs regras de distanciamento e com 30% da capacidade de público. Nas portas dos templos e salões, deve haver um fiel fiscalizando a entrada de todos e dispor de material para higienização das mãos. Os bancos precisam ser ocupados intermitentemente, ou seja, um sim o outro não, e a distância de 1,5 metros entre as pessoas deve ser respeitada.

Para driblar estas barreiras as entidades religiosas estão se adaptando. Para evitar a utilização do templo, A Verdade que Liberta realiza no pátio da igreja em Gravatal o “Culto Drive-in”, onde o público assistirá a celebração de dentro de seus carros, no estilo cinema antigo americano.

A banda de louvor Ministério Tua Cruz irá tocar as músicas de adoração da sacada lateral da igreja, onde o pastor sênior da igreja, Cleumar Nerichs Dias, irá proferir a palavra da parte de Deus para os participantes.

O culto “sunset” iniciará às 18 horas, sendo também transmitido pela internet em forma de live pelo Youtube e Facebook da igreja. “Será algo inusitado e surpreendente, nunca visto na região, com uma logística realizada com uma grandiosa equipe de técnicos, luz e som”, garante o músico Evandro Rodrigues, integrante da banda.

O evento já vem sendo realizado pela igreja em outros países, devido a pandemia, e com grande aceitação pelos participantes, como o realizado em Orlando, na Flórida, no último domingo (foto). A orientação é para que todos fiquem no interior de seus carros, podendo todos se reverem, porém, sem contato pessoal.

Mais celebrações

Em Braço do Norte a reverenda Glaci Fabris e marido, são responsáveis por coordenar 14 igrejas do Evangelho Quadrangular, de Urussanga a Santa Rosa de Lima. Eles explicam que para se adequar as exigências do Governo do Estado optaram em realizar mais cultos dominicais na Primeira Igreja de Braço do Norte. “Nossa sede do bairro Texaco, realizava apenas um encontro aos domingos. Agora serão dois, no mínimo, já que foi limitada a nossa capacidade para respeitar as normas de segurança”. A reverenda diz que também não será aceita a presença de crianças nos encontros. “Assim, os pais podem se dividir. Um vem no culto pela manhã e o outro à noite. Podendo intercalar o cuidado com as crianças”. A confirmação de cada fiel que participará dos encontros está sendo feito por lista de WhatssApp. A reverenda lembra que todos estão sendo orientados sobre a utilização de máscaras e dos procedimentos quando estiveram na igreja.

Mesmo com a retomada dos cultos, as lives continuam. “Alguns destes cultos, na verdade, serão apenas transmitidos pela internet”, explica a reverenda que a orientação dada aos bispos de sua liderança é que diminuam os encontros presenciais durante a semana, mas que continuem a realizar as transmissões. Foi o que fez a pastora Maristelma Fornasa (foto), na Segunda Igreja Quadrangular, no bairro Floresta. Desde que a pandemia se alastrou e os cultos foram proibidos, ela vem transmitindo todas as terças e sextas-feiras e domingos seus cultos. “A experiência de realizar estes nossos encontros virtuais tem sido motivadores. Por isso, vamos continuar as transmissões, para poder levar a palavra de Deus para aqueles que não podem vir até a Igreja, por estarem em grupo de risco ou mesmo por estarem impossibilitados de estarem fisicamente aqui”, reforça. Na sua igreja serão dois cultos presenciais na sexta-feira e outros dois no domingo, para possibilitar que todos os fiéis em condições possam participar. “Sempre o último de cada dia transmitido ao vivo pela internet”.  

Igreja Católica opta por manter portas fechadas

Já na Igreja Católica, os bispos do Regional Sul-4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiram uma nota na tarde de quarta-feira, 22 de abril, sobre a portaria do governo de Santa Catarina, com normas para o funcionamento de igrejas, templos e afins. Na nota, os bispos reafirmam o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida, e que entendem a preocupação que levou às restrições contidas na portaria. Ao mesmo tempo, tendo em vista as diferentes realidades presentes em no Estado, precisam de tempo para adaptação a algumas regras que protegem a vida, dom de Deus. Já na Diocese de Tubarão, que abarca 19 municípios, através do bispo Dom João Francisco Salm, revela que apesar da liberação, as igrejas não vão abrir. Nós não temos condições de cumprir todas as medidas. Então o apelo que faço é que todos compreendam. Nós temos saudades das liturgias, das missas cheias com a liturgia bonita e louvor, os encontros, as pastorais, nós gostaríamos de ver tudo isso funcionando. Porém, do que adianta nós termos tudo isso agora, provocar a contaminação, mortes e, depois, quando tudo isso tiver passado, não podemos todos nos encontrar, porque alguns partiram? Então, é melhor que nós continuemos com nossa prática, as celebrações sendo transmitidas por meios virtuais, tevê, rádio, vamos organizando nas paróquias os trabalhos voluntários para ajudar os necessitados”, destaca o bispo.

Em Braço do Norte as celebrações continuam sendo transmitidas pelo Facebook. Nesta quinta-feira, na tradicional Missa da Saúde, com o padre Pedro Paulo das Neves, mais de 170 internautas acompanharam a celebração diretamente da igreja matriz Nosso Senhor do Bom Fim.  


Leave a Comment