sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Médico de BN adquire aparelho inédito em SC

A partir desta semana, os tratamentos de Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) poderão ser feitos através de vídeo-cirurgia com o uso de um laser diferenciado. O Holmium Laser P100 é uma tecnologia israelense adquirida em conjunto pelos urologistas Paulo Sergio Machado, Francisco Marconato e Eduardo de Miranda. E já está em uso no Hospital Socimed, sendo a primeira casa de saúde em Santa Catarina a utilizá-lo, e o sexto no Brasil.

O crescimento benigno da próstata, também conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna, é a principal causa de sintomas urinários no homem maduro. Cerca de 33% dos homens após os 50 anos, e 47% dos homens após os 70 anos, irão apresentar sintomas urinários de intensidade moderada à grave em decorrência desta patologia. Os principais sintomas são o aumento da frequência urinária, episódios de urgência para urinar, a necessidade de levantar à noite para urinar, o enfraquecimento do jato urinário e a sensação de esvaziamento incompleto, entre outros.
Segundo o médico Paulo Sérgio, que atende em Braço do Norte, estes casos são constantes e, com o novo equipamento, será possível que os pacientes se recuperem com mais celeridade e retornem mais rápido à sua rotina. “A enucleação da próstata a laser pode ser uma opção para homens que têm uma próstata severamente aumentada”, explica o especialista. “Um laser é usado para cortar e remover o excesso de tecido que está bloqueando a uretra. Outro instrumento é então utilizado para cortar o tecido da próstata em pequenos pedaços, que são facilmente removidos. Após a cirurgia, em poucas horas, dependendo do paciente, ele já pode ir para casa, diferente das cirurgias tradicionais que exigem de três dias até uma semana de repouso’’.

O equipamento foi adquirido recentemente e já começou a ser utilizado pela equipe. O primeiro procedimento foi realizado no último fim de semana em um paciente, em Tubarão. O novo equipamento pode ser utilizado também no tratamento de pedras nos rins, na bexiga ou na uretra, tumores de bexiga, pedras biliares e outros procedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale