domingo, janeiro 17Diário online de Braço do Norte

Massa de ar polar provoca frio intenso na região

Moradores do Sul de Santa Catarina vivem mais uma onda de frio nesse final de semana

“Friorenta” por natureza, Juliana Baggio, gerente da loja JuBiju, em Braço do Norte, garante que foi surpreendida pelas baixas temperaturas desta sexta-feira. Mal sabe ela, que o final de semana será ainda mais frio, devido à massa de ar polar que está passando pela região. Apesar disso, o inverno está mais quente que o normal.

Segundo Márcio Sonego, pesquisador em Agrometeorologia na Epagri, Estação Experimental em Urussanga, o frio exacerbado está ocorrendo devido à passagem de uma massa de ar polar que desloca da região da Argentina em direção ao Brasil. “E esta, que está passando especificamente por Santa Catarina, irá esfriar desde a região Sul do Brasil até o Sul de Rondônia”, detalha.
Juliana, então que se aqueça. “Para combater o frio em casa, meu marido Kleython May e eu, sempre fazemos sopa, café quentinho e quentão. Nossos filhos, Tuani Baggio Perin de 11 anos e Pedro Baggio May, de 6 meses, também sempre estão bem agasalhados”, relata Juliana. “Na rua, uso meia de lã, polaina, luva, cachecol e o que mais for preciso. Até no carro levo um cobertor para escapar do frio intenso”, diz, precavida.
Márcio, todavia, expõe que a temperatura na tarde dessa sexta-feira, 2 de agosto, na cidade de Braço do Norte estava na média de 11°C e, até à noite, deve cair para 6°C. “Sábado amanhece com 4°C, o céu limpo e tempo bom, máxima de 17°C à tarde. Manhã de Domingo inicia com 2°C e as temperaturas devem subir para 18°C no período da tarde. Já segunda-feira começa com 5°C e, à tarde, deve atingir 20°C”, informa. O frio mais intenso ocorre nas noites de hoje, sexta-feira, 2 de agosto, sábado e domingo. “A partir de segunda-feira as temperaturas devem esquentar um pouco e normalizar”, diz.

(A matéria continua após o anúncio)

Além das baixas temperaturas, a massa de ar polar está causando queda de neve fraca na Serra Catarinense, que deve ocorrer até às 21h desta sexta-feira. No final de semana e segunda-feira, geadas fortes na região serrana, com temperaturas mínimas de até -6°C em municípios como Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. “Já no Sul do Estado, talvez aconteça formação de gelo na cidade de Grão-Pará. Porém, na grande parte da região, as temperaturas devem atingir até 2°C, sem ocorrência de geada”, ressalta o pesquisador.
“Nesta sexta, vamos ficar em casa nos protegendo do frio, mas amanhã iremos visitar a Serra do Rio do Rastro e passaremos o final de semana em uma pousada em Urubici”, conta Juliana, que aproveitará para explorar o frio e passear pela região.

Inverno mais quente que o normal

Apesar dessa massa de ar polar e do frio intenso que ocorreu no início de julho, o inverno está mais quente que o normal. “A média histórica de geadas em Braço do Norte é de quatro geadas por ano, e esse ano não ocorreu nenhuma até então”, acentua Márcio Sonego da Epagri.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale