domingo, março 7Diário online de Braço do Norte

Mais pavimentação para São Ludgero

Durante este mês de junho o sonho do asfalto está virando realidade na Estrada Geral Nova Estrela e na Estrada Geral Rio Pinheiros

Uma reivindicação antiga das famílias está se tornando realidade em São Ludgero. Com a nova forma de executar pavimentação, oportunizando fazer mais com menos recursos públicos, a Prefeitura, através da equipe da Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo focada em resultados está oportunizando os inúmeros benefícios que proporciona o asfalto não só no perímetro urbano, mas em direção às comunidades do interior. Durante este mês de junho o sonho do asfalto está virando realidade em 4,3 quilômetros da Estrada Geral Nova Estrela e em 1,3 quilômetro da Estrada Geral Rio Pinheiros, totalizando mais 5,6 quilômetros de via municipal pavimentada.
Tudo acontece com saudáveis parcerias. Os moradores entram com a retirada das cercas e liberação que dê uma largura mínima de 8 metros de via, que receberá 6 metros de camada asfáltica. Depois, nos trechos que necessitarem entra em ação a equipe da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) com a mudança de postes e redes. O trabalho segue com a equipe da Secretaria de Obras fazendo alargamento, nivelamento, revisão, instalação e ampliação de drenagens, e todo o processo que envolve as etapas de base e sub-base, deixando tudo pronto para que a empresa terceirizada contratada faça a imprimação, colocação de material de ligação e a tão sonhada camada asfáltica. Os trabalhos, do início ao fim, são fiscalizados por profissionais especializados em pavimentações, nestes dois casos específicos, a empresa é a Provias.
Ao conversar com os moradores das comunidades, a maioria revela que não acreditava que seria tão rápida a chegada do asfalto às comunidades do interior em São Ludgero. Muitos afirmam que apostavam que iriam morrer e a melhoria não chegaria. Hoje, com o asfalto virando realidade listam os benefícios, entre eles, mais qualidade de vida com o fim da poeira, a valorização das propriedades, segurança e tranquilidade no escoamento das produções e chegada de matéria prima, e o desenvolvimento local que irá oportunizar a exemplo de novos negócios, geração de renda e empregos. Além disso, a contribuição para que as futuras gerações permaneçam nas propriedades.

Equipe da Secretaria de Obras segue focada nos trabalhos de pavimentação

O Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, se emociona ao falar sobre as pavimentações e o trabalho exemplar realizado pela reduzida equipe de funcionários. “É uma alegria muito grande saber que, atualmente, temos uma equipe de funcionários de Obras dedicada e focada nos trabalhos para que possamos chegar mais longe nas pavimentações com o dinheiro que temos e conseguimos com os Governos Estadual e Federal. Além dos trabalhos direcionados às pavimentações, a equipe precisa manter as estradas gerais e ruas no perímetro urbano, ainda de chão batido, em boas condições”, detalha o secretário. Ele completa afirmando que São Ludgero hoje conta com uma Construtora Pública especializada em fazer pavimentação. “Agradeço a confiança do prefeito Iba, da parceria da Cegero, dos proprietários e em especial a cada integrante de nossa equipe por acreditar que é possível realizar mais com menos”, reforça.

“Mostramos na prática que é possível fazer mais e melhor”, diz prefeito

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, ao falar sobre a nova forma de fazer pavimentações, fazendo mais com menos, implantada pela atual Administração Municipal lembra que vários obstáculos e desafios foram superados. “Eu e o Volnei sabemos bem, tudo que passamos e superamos para chegar na dinâmica que estamos hoje nas pavimentações. No início nos chamavam de loucos e até nos questionavam do porquê passar tanto trabalho se poderíamos contratar a obra inteira. Estávamos convictos de que dava de fazer diferente, melhor, aproveitar melhor o dinheiro público. Depois de muito trabalho, estudo e empenho estamos felizes por ver que hoje a comunidade, a sociedade em geral, é beneficiada com o asfalto mais rapidamente. Mostramos na prática que é possível fazer mais e melhor. A equipe de Obras que faz a frente deste trabalho está de parabéns”, declara o prefeito. Ele completa dizendo que a gestão enxuta e muito responsável tem peso significativo para que a Prefeitura tenha caixa suficiente para seguir com os investimentos. “Além disso, é preciso evidenciar a parceria dos Governos Estadual e Federal na liberação de recursos, após muita persistência, batida na mesa, acordando muito cedo e dormindo muito tarde para garantir reuniões com representantes e lideranças”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale