sábado, janeiro 23Diário online de Braço do Norte

Laboratórios devem notificar os resultados do Covid-19 ao município

Todos exames particulares realizados em clínicas e laboratórios terão seus resultados informados pelo boletim diário em Braço do Norte

A partir desta segunda-feira, 13 de abril, as clínicas, laboratórios de exames, clínicas, hospitais de toda a região ou qualquer outra unidade de saúde, integrantes ou não do Sistema Único de Saúde (SUS), públicos e privados, que realizam testes de sorologia para o Covid-19, serão obrigados a informar os dados completos dos pacientes residentes em Braço do Norte, com teste positivo ou negativo, em até quatro horas após a obtenção do resultado, ao Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte. É o que determina o Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Marcelino, na noite deste domingo, 12 de abril.

Os detalhes de como serão processadas estas informações foram detalhados em uma reunião entre Prefeitura, Secretaria da Saúde e laboratórios de análises clínicas do Município nesta manhã. “Estamos trabalhando com o mesmo objetivo: o de ser transparente com a nossa população e de tomar todos os cuidados para evitar a proliferação da doença”, explica o secretário de Saúde de Braço do Norte, Sérgio Arent.

DECRETO

O decreto visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município. “Entendemos que o Governo do Estado faz todo o possível, mas como os exames oficiais estão concentrados no Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), infelizmente não conseguimos ter a agilidade e a transparência necessárias para traçar nossas próprias estratégias de contenção do Coronavírus”, relatou o prefeito. Além disso, segundo ele, há relatos de grande procura por clínicas e laboratórios particulares devido ao curto tempo de espera do resultado, que pode acontecer em até 24 horas. “As instituições de saúde devem notificar, compulsoriamente, os suspeitos de infecção pelo Covid-19, positivos ou negativos. Isso é importante para que o Município faça o acompanhamento desses casos e não seja surpreendido por novos casos, tomando as medidas necessárias para conter a proliferação, além de dar maior transparência, que é um dos pilares de administração”.

Os dados passarão a constar no boletim diário expedido pela Prefeitura de Braço do Norte, em conjunto com o Hospital Santa Teresinha (HST) em um campo específico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale