Jovens empreendedores

O Cejesc (Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina) iniciou nesta quinta-feira e encerra hoje, em Içara, a 165º AGO (Assembleia Geral Extraordinária). Mensalmente o Cejesc reúne jovens empreendedores de todo o Estado contemplando várias cidades. Nestas assembleias são realizadas ações de capacitação, visitas técnicas, geração de negócios e repassadas as informações sobre os andamentos dos projetos do Conselho. Nesta edição foram duas visitas técnicas; um grupo visitou a empresa Librelato Implementos Rodoviários, o segundo foi ao centro de distribuição do Giassi Supermercados. Sempre muito atuantes no movimento associativista, alguns membros do Núcleo de Jovens Empreendedores de Braço do Norte marcaram presença no evento.

Secretaria Nacional da Juventude

A SNJ (Secretaria Nacional da Juventude) lançou no Dia Internacional da Juventude, um programa para incentivar o empreendedorismo entre os jovens. O projeto Espaço 4.0 serão espaços compartilhados equipados com computadores, impressoras 3D e diversas ferramentas tecnológicas para os jovens iniciarem projetos e desenvolverem suas habilidades. No primeiro momento 28 municípios serão contemplados com recursos para implantação destes laboratórios. O Governo Federal repassará a verba e caberá ao município implantar e capacitar os profissionais que atuarão no projeto.

Programa Centelha

Outro programa que incentiva o empreendedorismo foi lançado pelo Governo de Santa Catarina, através da Fapesc (Fundo de Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações, é o Centelha que está aberto para inscrições até 29 de agosto. O programa é o mesmo formato do Sinapse da Inovação e visa incentivar ideias inovadoras através de um aporte financeiro de R$ 60 mil reais para que o empreendedor tire sua ideia do papel. Ao todo serão destinados R$ 1,6 milhão em recursos, que irão contemplar projetos de todos as partes de Santa Catarina. Entre no site da www.fapesc.sc.gov.br e se inscreva, sua ideia pode virar uma empresa.

Bilionários no mundo

Em janeiro de 1995 haviam 289 bilionários no mundo, em 2019 já são aproximadamente 2150. Em 24 anos o número aumentou consideravelmente e a lista não para de crescer. Nos EUA é onde se concentra a maioria dos bilionários, seguido por China e Alemanha. O Brasil fica na 12º posição em números de afortunados na casa dos 10 dígitos.


Leave a Comment