sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Igreja celebra Semana Santa pela internet

As redes sociais serão usadas pela igreja em todo o mundo para unir os fiéis em oração durante a Semana Santa que inicia neste Domingo de Ramos. Em Santa Catarina o decreto do Governo do Estado que proíbe a concentração em templos e locais de cultos, incentiva os padres e pastores a intensificar o uso das redes sociais.

O Padre Pedro Paulo das Neves, pároco da Matriz Nosso Senhor do Bom Fim, de Braço do Norte, convoca toda comunidade cristã para acompanhar as celebrações. “Neste fim de semana, de modo especial, peço para que o fiel que deixe em frente à sua residência um galho, ou um ramo, e monte em sua casa um pequeno altar, simbolizando assim a igreja em seu lar”, solicita. “Estarão todos, assim, celebrando com o sacerdote esta comunhão”, frisa. As missas acontecem no sábado, às 19 horas e no domingo, às 8 horas.

O Domingo de Ramos simboliza para a Igreja a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. “Por isso, é um dia importante para os cristãos, pois aclamam neste momento Cristo como o Rei dos Judeus, aquele que o povo tanto esperava, o enviado”, acrescenta Padre Pedro Paulo. “Simbolicamente, é Jesus entrando em nossas vidas. Neste momento, em especial, de pandemia, a certeza que nos acompanha e nos auxilia, nas dificuldades que estamos enfrentando. É a certeza que não estamos sós”, ressalta.

Acompanhe as celebrações clicando aqui.

Tríduo Pascal

Os três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, conhecido domo o Tríduo Pascal. É um dos momentos mais importantes para a Igreja Católica e, habitualmente, com as celebrações lotadas de fiéis. “Porém este ano, vamos ter todo o rito com a igreja vazia”. Padre Pedro Paulo explica que somente as equipes de eucaristia, de animação e de filmagens e transmissão, estarão na Matriz. “Na Quinta-Feira Santa, conhecida como a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, não vamos realizar a tradicional celebração do lava-pés, mas a missa será transmitida a partir das 9h30min”, esclarece.

Na Sexta-Feira Santa, a Via Sacra transmitida da Igreja Matriz inicia às 9 horas. Já as 15 horas celebraremos a Paixão do Senhor, assim como acontece em todos os lugares no mundo pontualmente neste horário. Este ano, também não teremos a tradicional procissão do Nosso Senhor Morto”, lembra.

Já no sábado, a Vigília Pascal será transmitida a partir das 19 horas. “Não teremos a celebração do Fogo Novo, mas convidamos você a acender uma vela e renovar com a gente as promessas do batismo”, convida o sacerdote.

As missas que celebram a Ressureição do Senhor acontecem às 8 horas e às 19 horas do próximo domingo, 12 de abril.

Acompanhe as celebrações clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale