sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

HOME OFFICE

Coluna de Michell Sombrio

Antes mesmo da pandemia, algumas empresas internacionais incentivavam o home office (trabalho em casa), que até então por aqui pouco se ouvia falar. Com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, o trabalho em casa passou a ser realidade e as empresas tiveram que se adaptar rapidamente a este novo modelo, quando possível, claro.
Dentro deste novo normal, o serviço público também alterou todo o processo de trabalho. O Judiciário catarinense já disponibilizava o tele trabalho e, agora na pandemia, tem colhido frutos deste modelo. E tudo indica que, pós pandemia, a primeira opção para os servidores será a de trabalhar em casa. Entretanto, existem critérios bem definidos para estas opções, um deles é o aumento de produtividade do servidor, que nestes casos é facilmente rastreado pelo sistema do Judiciário.

EXPLOSÃO NO LÍBANO

A tragédia que aconteceu no Líbano, no Porto de Beirute, além de tirar centenas de vidas e ferir outras milhares, deverá também afetar a economia não apenas daquele país, mas também a brasileira.
Segundo informações do Broadcast Agro, o porto era o principal ponto que recebia as exportações brasileiras no Líbano. Os itens mais comuns que estavam sendo enviados para lá eram carnes e animais vivos.

REFORMA TRIBUTÁRIA

O Brasil é um dos países mais complexos do planeta quando o assunto é sistema de tributos. A reforma tributária é extremamente necessária e urgente. São tantas interpretações no modelo atual, que existem quase quatro trilhões de reais sendo discutidos na justiça. A unificação de impostos é uma saída, a cobrança do ICMS no destino também.
A proposta será discutida no Congresso e muitos pontos cruciais poderão mudar o rumo do setor produtivo. Existem soluções viáveis, sistemas menos complexos para adotar. Basta ter vontade política.

AVIAÇÃO

Um dos setores que está sofrendo é o setor de aviação. Com a queda do fluxo de passageiros em todo mundo, as aeronaves estão paradas por todos os aeroportos, o faturamento caiu drasticamente. As ações de empresas aéreas despencaram e muitas estão devolvendo aeronaves compradas recentemente. A Latam deverá demitir aproximadamente 2,7 mil funcionários nos próximos dias, algo em torno de 38% de sua equipe, tudo através da internet.

SELIC

Nesta última quarta-feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) fez o nono corte seguido na taxa básica de juros, a Selic. A redução foi de 0,25%, deixando a taxa na mínima histórica, 2% ao ano. Alguns economistas afirmam que este deve ser o último corte no ano de 2020, porém o Banco Central deixou a entender que novos ajustes podem vir pela frente caso seja necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale