sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

Helinho assume prometendo novo modelo de gestão

Arthur Alberton Kulkamp eleito para presidência da Câmara de Vereadores de Grão-Pará

O relógio digital instalado na esquina das Rua Nereu Ramos e Getúlio Vargas, sede do novo prédio da Câmara de Vereadores de Grão-Pará, marcava 9 horas. O silêncio da manhã deste 1º de janeiro era quebrado por uma queima de fogos que vinha de alguns metros atrás, parecia sair do pátio da Igreja Matriz.

Posse dos novos vereadores, prefeito e vice aconteceu na sede da Câmara

Na sede do Poder Legislativo, amontoavam-se na recepção os vereadores que tomariam posse naquela hora para um mandato de quatro anos. Apesar deste aglomero inicial, a Casa estava praticamente vazia. Lugares sobravam na plateia, já que, atendendo orientação da vigilância epidemiológica, cada empossado levou apenas um convidado. Essa orientação também foi acatada pelos prefeitos e vice que assumiam e que deixavam o cargo.

Os vereadores, nitidamente nervosos, principalmente os estreantes, ganhavam seu assento no Legislativo. Até mesmo a simples frase “assim eu prometo”, que cada um deveria pronunciar antes de assinar o documento de posse, saia embasbacado: “assino e comprometo”, “assim me comprometo” e “assim me represento”. Faz parte do emocionante jogo de estreia. Ainda mais que, depois desse momento, escolheriam o presidente do Legislativo.

Arthur Alberton Kulkamp (em pé), foi eleito para presidir o Legislativo

Através do voto secreto, Arthur Alberton Kulkamp (PL), foi eleito para presidir o Legislativo por um ano, com cinco dos nove votos. Vitor Amâncio Blazius será o seu vice e Elizete Orben Maciéski Blasius, a secretária. Ambos são do PSD, partido de oposição ao prefeito. Arthur é estreante na política.

O novo presidente da Câmara de Vereadores empossou Helinho Alberton Junior (PP) e Murilo Nielzen (MDB). “O eleitor grãoparaense deixou um recado claro nas urnas. Ele quer mudança e é um novo jeito de administrar que começa a partir de hoje”, disse o novo prefeito em seu discurso, detalhando minuciosamente como fará a gestão destes quatro anos de mandato. Helinho ainda frisou que irá resgatar a história da cidade. “Sem passado não temos presente e, muito menos, um futuro. Nosso passado é bonito, somos uma cidade que surgiu do dote de Dom Pedro II no casamento de sua filha. Temos que nos honrar e contar com orgulho esta nossa história. Temos cidades vizinhas fantásticas e administrações exemplares, de causar inveja”, salientou. “Temos condições de fazer igual ou ainda melhor. Nosso povo merece”, garantiu.

Helinho Alberton: um novo jeito de administrar que começa a partir de hoje

Poucos minutos antes, seu vice, Murilo, também havia proferido um bonito discurso que falava em união forças e de deixar qualquer diferença partidária para trás. Lembrou que a Administração que inicia será diferente do que Grão-Pará já teve até agora. “Ela será técnica e com uma visão moderna, voltada para o futuro que nossa cidade merece”, complementou o vice-prefeito.

[Confira aqui os discursos]

Os fogos que iniciaram cedo, continuaram durante toda a posse, como fundo musical para o momento que a cidade vivia e, diferente do que era visto as 9 da manhã, quando quase ninguém estava nas ruas, às 10h30min, quando encerrou a sessão de posse, dezenas de parentes e amigos dos recém empossados esperavam do outro lado da rua, prontos para aplaudir e abraçar seus novos representantes.

Para receber notícias diretamente no seu watsapp entre na nossa lista de transmissão. https://chat.whatsapp.com/BbhaYxFdyfSFP8A3byxHe9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale