GL Esportes completa 20 anos e de casa nova

A GL Esportes, de Braço do Norte, completa 20 anos neste mês de setembro e o Café da Folha desta semana entrevista os proprietários da loja: Genésio Dela Justina e Leonice Nack Dela Justina.

AGL Esportes, de Braço do Norte, completa 20 anos neste mês de setembro e o Café da Folha desta
De casa nova, inaugurada no último 2 de setembro, e com planos de expansão, o casal recorda nesta entrevista a história da loja que surgiu do desejo de Genésio em trabalhar com o segmento esportivo, quando constatou que em Braço do Norte não havia nenhuma loja de artigos esportivos completa, que atendesse de forma democrática os esportistas da região e a crescente demanda no hábito de vida saudável e atividades físicas regulares.
Nestes 20 anos, juntamente com sua esposa Leonice, investiram na compra e estruturação de uma loja de esportes, direcionada a todos os apaixonados por esporte e por uma moda mais casual e confortável. Assim, neste período a GL Esportes cresceu e se desenvolveu, e conta atualmente com um time de 12 colaboradores.

Como despertou o desejo de abrir uma loja de artigos esportivos?
Genésio – Na época eu trabalhava no Posto São Marcos e sempre fui muito ligado ao esporte. Notava que a cidade carecia de uma loja que tivesse uma variedade maior de produtos e com marcas famosas. Comecei a falar para alguma pessoas desse meu desejo. Então, ao invés de abrir uma loja, surgiu a oportunidade de comprar uma que existia em Braço do Norte. O Ponto do Esporte estava a venda e o proprietário, veio me procurar e acertamos a transação. Em 9 de setembro de 1999 iniciamos as atividades com outro nome GL esportes, as iniciais do meu nome e da minha esposa. Na verdade ela que tocava a loja, pois durante o dia eu ainda continuava a trabalhar no posto.
Leonice – No início continuamos na antiga loja e ficamos no local por dois meses. Nos mudamos para a Avenida Felipe Schmidt, onde permanecemos por mais dois anos naquele endereço. Como na primeira transação a gente só tinha adquirido a loja, aumentamos o fôlego e compramos também a malharia. Assim, mudamos para uma sala maior, também na mesma avenida e o Genésio decidiu saiu do posto. A malharia ficou instalada nos fundos e a loja na frente.

Qual a maior dificuldade enfrentada por vocês nestes 20 anos de loja?
Genésio – A princípio foi o dinheiro. Por isso, permaneci ainda trabalhando um bom período no posto. Foram três anos de muito sofrimento para adquirir a loja e atualizá-la, pois estava bem defasada de produtos. No começo, também tivemos dificuldades de adquirir as marcas mais famosas, como Nike e Adidas. Já que nos primeiros meses de compras, os distribuidores destas marcas não parcelam. Eles vendem o produto à vista.
Leonice – Outro problema, que penso que seja por ser uma cidade pequena, é a inadimplência. Na nossa área de esportes é muito grande.

Quais foram os aprendizados deste período?
Genésio – Em termos de loja, aprender a comprar é importantíssimo. Se comprar mal não consegue repassar e perde muito dinheiro. Outro grande aprendizado foi conhecer o público para qual trabalhamos.
Leonice – Não tenho dúvidas que qualificar a nossa equipe para identificar a necessidade do cliente foi fundamental. Ter este cuidado em convidar cada um que entre em nossa loja para ver outros produtos e mostrar os nossos serviços, foi um grande diferencial. Pois, nossa missão é oferecer um atendimento com amor, que traga satisfação aos clientes. Buscando trabalhar com qualidade, bons preços e variedades.

Qual a diferença da GL de hoje para a GL de 20 anos atrás?
Leonice – No início o Genésio tinha mais acesso aos desportistas do que eu. A loja vendia só bola e chuteira. Nos dias atuais não é mais somente o futebol do final de semana. Hoje a gente vende um mix muito maior, como a parte fitness, por exemplo, e até roupas, não somente para a prática esportiva, mas para o dia a dia. Como a maioria das pessoas, felizmente, pensa em saúde, qualidade de vida e pratica alguma atividade física, querem vestir uma roupa de qualidade e que ofereça conforto.
Genésio – Há uma cobrança, uma cota mensal para ser comercializada das marcas mais famosas. Por isso, como dissemos, temos que qualificar a equipe para vender e oferecer cada vez mais o melhor produto para cada tipo de esporte. Hoje, por exemplo, já existe um tipo de tênis para cada pé. A região está crescendo muito e podemos ter um material mais sofisticado para vender que vai ter público.

Vocês são muito famosos também pela malharia. Falem um pouco sobre ela.
Leonice – Com o aumento das marcas e produtos que oferecíamos em nossa loja, precisávamos mais de espaço para depósito, por isso há, aproximadamente, 10 anos, mudamos a malharia para a nossa sede próximo ao INSS. Investimos em máquinas novas e tecnologia para confeccionar um produto mais moderno. Sair do tradicional e conseguir um novo público. Fomos pioneiros no uniforme transfer (com impressão digital da imagem). Inclusive vendemos não só para a nossa região. Mas para o sul e serra. Aliás, área da confecção, brevemente, vão ter novidades.

Que novidades são estas?
Genésio – Primeiramente, vamos lançar nossa própria marca GL, de moda fitness e uniformes esportivos. Outra novidade será a venda de uniformes esportivos pelo site: www.glesportes.com.br. O cliente poderá montar o seu próprio uniforme através da nossa página na internet, que dará a possibilidade dele mudar cores e tipos, colocar logo e até efetivar a compra através do celular ou computador.

Por que da mudança de local da loja?
Leonice – Estávamos estudando esta mudança há três anos. Tomamos a decisão a partir do momento em que os clientes passaram a sentir dificuldade em ter a praticidade do estacionamento. Então. Agilizamos a ida para a nossa sede própria, junto com a malharia.
Genésio – Trabalhamos arduamente para inaugurar um espaço completamente novo e muito mais moderno. O novo espaço é bastante arrojado e pensado para atender melhor o cliente. Nosso intuito é colocar a GL Esportes como a maior e mais completa loja do segmento na região.

Vocês estão felizes com o novo espaço?
Genésio – Foi muito legal a inauguração em 2 de setembro. Deu bem mais gente do que esperávamos. A loja, em si, ficou mais ampla, conseguimos mostrar melhor os nossos produtos. Ela ficou mais arrojada, moderna e espaçosa. Nossa planta, com o depósito, tem 450 metros quadrados. Agora, novamente, no mesmo espaço loja e malharia, ficou mais fácil, até mesmo para fazer uma bainha ou um acabamento. Podemos fazer na hora qualquer reparo.
Leonice – A gente agradece a todos os visitantes e amigos que vieram nos visitar. Ficamos honrados em saber que existem tantas pessoas que torcem pelo nosso sucesso.

Existe uma fórmula para o sucesso da GL?
Genésio – Em primeiro lugar, o nosso diferencial está na variedade e na qualidade dos produtos aliados a um atendimento diferenciado. Além disso, nosso espaço físico, hoje, também é um diferencial. Sempre tivemos o sonho de ter uma loja ampla, que proporcionasse ao nosso cliente conforto e acolhimento. Desse modo, tendo em vista o crescimento da cidade, buscamos também oferecer um local onde tenha maior disponibilidade de estacionamento para os nossos clientes. Queremos oferecer uma experiência positiva em todos os sentidos.


Leave a Comment