Sábado, 04 de janeiro de 2025
Braço do Norte
31 °C
16 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
31 °C
16 °C
GERAL

Valdete Volpato: liderança e dedicação na Rede Feminina

Atendimento de qualidade e apoio às pacientes são prioridades para a “nova” presidente

Braço do Norte - SC, 02/01/2025 15h30 | Por: Redação
Com sua visão inovadora, Valdete ajudou a fundar, em 2012, o Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer de Braço do Norte

     Valdete Volpato de Matos Aguiar é empresária no ramo de alimentação há 27 anos. Sempre encontrou no trabalho voluntário uma maneira de contribuir com o próximo. Esse espírito solidário levou-a a se envolver com a Rede Feminina de Combate ao Câncer em Braço do Norte, entidade que se tornou sua grande missão de vida desde 2005. Vinte anos depois de seu ingresso, assume, novamente, a presidência.
     Ao se tornar voluntária na Rede, Valdete logo se destacou e, três anos depois, foi convidada para presidir a unidade de Braço do Norte. Durante duas gestões, de 2008 a 2010 e depois na gestão de 2011 a 2012, liderou com excelência, ampliando os atendimentos e fortalecendo a causa. Seu comprometimento fez, ainda, que ingressasse na diretoria estadual, atuando no Conselho Fiscal da entidade também de 2011 a 2012, e ocupasse o cargo de secretária na Rede Feminina Nacional, nas gestões de 2013 a 2014 e de 2015 a 2016. Posteriormente, foi a secretaria da Rede Estadual nas gestões de 2017 a 2018 e de 2019 a 2020.
     Com sua visão inovadora, Valdete ajudou a fundar, em 2012, o Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer de Braço do Norte, que atua na própria Rede Feminina e se reúne semanalmente, oferecendo acolhimento e acompanhamento multidisciplinar às mulheres diagnosticadas com câncer. A iniciativa foca em criar um ambiente de apoio, onde as pacientes têm acesso às informações sobre seus direitos, orientações médicas e, principalmente, o conforto de uma rede solidária. “O objetivo é tornar esse diagnóstico mais leve, garantindo que elas se sintam amparadas em um momento tão delicado”, destaca.
     Valdete inicia 2025 como a responsável pela Rede Feminina de Braço do Norte. Para tanto, reforça sua missão. “Manter o atendimento de qualidade e ampliar a conscientização sobre exames preventivos, fundamentais para o diagnóstico precoce”, diz, focada. Quanto aos novos projetos, é prática. Pretende possibilitar a ampliação dos atendimentos, especialmente aos pacientes do grupo de apoio com profissionais multidisciplinares. “Além de oferecer terapias integrativas, como yoga, meditação, aurícula terapia e entre outras, buscando cada vez mais o bem-estar do paciente”, enumera.
     “Gostaria de parabenizar à Cícera (Farias Margotti), que deixa o cargo de presidente, estando à frente da Rede por duas gestões e que brilhantemente, junto com sua diretoria, conduziram com maestria essa entidade”, enfatiza Valdete ao mencionar o empenho da diretoria que deixa o cargo. “Podemos destacar a coragem e dedicação em iniciar uma grandiosa obra de ampliação da nossa sede, deixando seu legado. Essa obra será de grande importância para ampliação dos nossos trabalhos”, reforça.
     Em Braço do Norte, são atendidas, mensalmente, por volta de 150 mulheres, mas o número quase triplica no mês de outubro, quando a campanha nacional Outubro Rosa é realizada. Em entrevista à Folha do Vale, Valdete mostra sua visão sobre os desafios e as prioridades da Rede Feminina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENTREVISTA
Folha do Vale - Qual é o papel da Rede Feminina no diagnóstico precoce do câncer?
Valdete - A Rede Feminina é um espaço exclusivo para as mulheres, que oferece exames preventivos essenciais, como o Papanicolau (exame do colo uterino) e a mamografia. Estes exames preventivos são importantes para um diagnóstico precoce, onde temos melhores formas de tratamento e chances de cura excelentes. Além disso, o acolhimento após o diagnóstico é um diferencial importante, pois garante que as pacientes encontrem apoio e orientação para seguir com o tratamento. A essência da Rede Feminina é o apoio e o acolhimento. Por isso, a importância dessa entidade para a sociedade.

Quais são os principais desafios enfrentados pela Rede de Braço do Norte?
Valdete
- O maior desafio é quebrar tabus e conscientizar sobre a importância dos exames preventivos. Muitas mulheres ainda resistem por medo ou desconhecimento. Por isso, campanhas como o Outubro Rosa são essenciais para levar informação e salvar vidas. Acreditamos que, em um ambiente voltado unicamente aos cuidados da saúde da mulher, elas se sintam mais confiantes e encontrem toda informação de que têm dúvida.

Como a Rede Feminina se mantém ativa e eficiente?
Valdete
- A Rede é mantida por uma combinação de parcerias com o poder público, apoio da iniciativa privada e a sociedade. Um exemplo dessa parceria foi a ampliação da sede da Rede Feminina. Para realiza-la, contamos com o apoio da Cerbranorte e do deputado estadual Volnei Weber. O apoio da comunidade também é fundamental, que sempre contribui quando é solicitada, através de eventos como jantares, pedágios e bazares. Além disso, as voluntárias são o coração da instituição, dedicando tempo e talento em prol da causa. Esse time de mais de 30 mulheres engajadas, ativas e dispostas a doarem seu tempo é o que nos mantém.

O que esperar para o futuro?
Valdete
- Além de manter todo o trabalho que vem sendo realizado, para o futuro, pretendemos intensificar as campanhas educativas em escolas e empresas, expandindo nossa rede de apoio e conscientização. Buscar novas parcerias que possam e queiram contribuir com a causa. Manter a capacitação das voluntárias para que continuem a prestar um serviço de excelência e contar com o uso da tecnologia no rastreio de exames, garantindo mais celeridade ao processo. Para cada passo dado, temos a certeza de que nossa parte como cidadãs e mulheres está sendo realizada com êxito. Nosso tempo doado é recompensado por cada atendimento realizado, por cada obra ou evento concluído. Temos a certeza absoluta de que tudo vale a pena.

Gestão 2025/2026:

Diretoria Executiva: Valdete Volpato de Matos Aguiar, presidente; Helia Kulkamp Pereira, vice-presidente; Maria de Fátima Salvador Nunes, secretária; Rosângela Monteiro Simiano, segunda secretária; Edite Della Giustina Heidemann Soethe, tesoureira; Angelina Santana Balbino, segunda tesoureira. Conselho Fiscal: Irene Amador Gesser, Mauricéa Cunha Marques e Valmira Della Giustina Salvador; suplente Valdira Sirlei Dacoregio.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!