Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

“Unidos Pelos Animais” promove proteção e adoção

Entidade de São Ludgero precisa do apoio para manter suas atividades

São Ludgero, 31/03/2023 09h47 | Por: Redação
Registro de um momento de amor entre Leka e sua família

Comum, em todas as cidades, nos depararmos com animais de rua. Apesar de também sentirem fome, sede, frio, dor e medo, muitas vezes passam despercebidos. Por isso, o trabalho de protetores é essencial. Focados em melhorar a situação dos animais, beneficiam ainda a saúde pública de forma geral. Nesse âmbito, o município de São Ludgero conta com a atuação da ONG Unidos Pelos Animais há aproximadamente três anos. O trabalho é constante e conta com a resiliência dos voluntários diante dos desafios. Mas, para que ele também se mantenha, a contribuição da população é fundamental. “Nossas maiores dificuldades são encontrar lares temporários e a parte financeira”, explica a voluntária Carla Cristine De Pieri. “Precisamos desse auxílio para manter alguns animais em lar temporário com ração, vacinas, remédio para pulgas e vermífugos. Isso custa caro e nem sempre conseguimos disponibilizar tudo que eles necessitam. Além de tudo isso, há os animais doentes e acidentados. Infelizmente, não são todos que conseguimos ajudar”, frisa. 

Na busca de recursos para custear todas essas despesas, a ONG Unidos Pelos Animais promove rifas e vende alguns produtos. “Agora estamos vendendo as squeezes personalizadas da ONG, que podem ser adquiridas pelos Instagram @unidospelosanimais.sl. Também temos potinhos solidários que algumas voluntárias mantêm na frente das suas casas e que são abastecidos com as doações que conseguimos. Há também os cofrinhos solidários em alguns estabelecimentos comerciais da cidade”, detalha Carla. 

Abandonos: um sinal de alerta

A adoção de animais aumentou nos últimos anos, em especial no período de pandemia. Porém, Carla alerta que o número de abandonos também, mesmo sendo um crime (Lei 14.064/20). “Em São Ludgero estamos conseguindo manter as adoções, mas os números de abandonos seguem alarmantes”, lamenta. Tal fato aumenta a população de animais de rua, indo na contramão da luta constante das ONGs de proteção animal. “Além de cuidar do bem-estar e procurar uma família para eles, buscamos reduzir a população de animais de rua conscientizando as pessoas sobre o abandono e também incentivar a castração, sendo que o município oferece programas gratuitos para animais abandonados e famílias de baixa renda”, completa a voluntária.

Carla ainda traz à tona um ponto delicado: os animais adultos e/ou idosos. “Queremos fazer um apelo: adotem animais adultos. Percebemos que os que são mais abandonados e ficam esperando por anos por um lar são os de pelagem preta, de porte médio a grande e os idosos”, afirma. “Temos uma história muito linda, a da Leka. Ela tem aproximadamente dez anos e foi adotada por uma família de Braço do Norte que dá todo o amor e uma vida feliz para ela. Mas, infelizmente, esse não é o final de todas as histórias”, acrescenta. “Adotem animais, eles são anjos nas nossas vidas, um amor sem igual. E, se você não pode fazer isso, mas é solidário com a causa, solicitamos ajuda para que nós possamos oferecer para esses animais o básico para uma vida saudável”, finaliza. 

Como ajudar:

- Pix: upasaoludgero@outlook.com
- Cofrinhos solidários em estabelecimentos comerciais
- Compra de produtos personalizados  
- Rifas 
- Doação de ração 

Mais informações através do WhatsApp 48 99811 0808 (Carla) 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!