Professor foi reitor por dois mandatos e referência na educação e no desenvolvimento de Orleans
Elcio Willemann teve uma trajetória marcante na educação superior da região O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) comunicou, com profundo pesar, o falecimento do ex-reitor da instituição e ex-presidente da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), professor Elcio Willemann, aos 62 anos, em decorrência de complicações de um infarto. Ele deixa esposa e três filhos.
O velório tem início às 15h desta segunda-feira, na Capela Mortuária do Cemitério de Orleans. O sepultamento está marcado para as 9h desta terça-feira, dia 27.
Elcio Willemann teve uma trajetória marcante na educação superior da região. Foi reitor do Unibave por dois mandatos, de 2013 a 2016 e de 2017 a 2020, além de integrar o Conselho Diretor da Febave. Em reconhecimento à sua contribuição ao município, recebeu o título de Cidadão Orleanense da Câmara de Vereadores em 2019.
Natural de Urubici, Elcio mudou-se para Orleans aos 11 anos, em 1975. Na própria Febave/Unibave, construiu grande parte de sua formação acadêmica, cursando o técnico em Contabilidade, a graduação em Administração e, posteriormente, a especialização em Gestão Estratégica de Negócios.
Ao longo da carreira, também atuou como membro do Conselho da Cidade de Orleans, diretor de Educação da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), diretor de Tecnologia da Informação e coordenador do curso de Sistemas de Informação do Unibave. Foi ainda integrante do Conselho Deliberativo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e membro do Conselho Municipal de Defesa Civil de Orleans.
Durante a entrega do título de Cidadão Orleanense, em 2019, Elcio definiu a educação como “a maior riqueza já conhecida”. Para ele, era uma “ferramenta estratégica para desenvolvimento e sustentabilidade social de qualquer povo”, frase que sintetiza sua visão e legado.
Em função do falecimento, o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, decretou dois dias de luto oficial, por meio da Portaria nº 001/2026/FEBAVE, “em sinal de profundo pesar pelo falecimento”. Em nome de todos os colaboradores, a instituição manifestou solidariedade aos familiares e amigos enlutados.