Os Lions Clubes de Braço do Norte, do Vale de Braço do Norte, de São Ludgero e de Grão-Pará realizaram a doação do equipamento ao HST
Quatro Lions Clubes da região realizaram mais uma significativa contribuição para a área da saúde. Um aparelho de raio X digital foi doado ao Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, no valor de R$ 485 mil. A iniciativa é fruto da união de esforços feitos pelos clubes de Lions de Braço do Norte, do Vale de Braço do Norte, de São Ludgero e de Grão-Pará, que juntos somam por volta de 150 membros.
Após constatar a necessidade de substituição do equipamento, os recursos para aquisição foram buscados junto ao Lions Clube Internacional. “Indagamos qual seria a necessidade mais urgente de substituição de equipamentos e foi indicado o raio X, em razão de ser o equipamento mais antigo do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem). O aparelho anterior já possui 11 anos de uso, sendo considerado obsoleto e possuindo um custo elevado de manutenção”, explica Sander Oenning, secretário do Lions Clube de Braço do Norte e coordenador do projeto visando a aquisição do raio X.
As tratativas foram iniciadas em agosto de 2023 e o valor foi disponibilizado pelo Lions Clube Internacional em março de 2024. Segundo ele, para a liberação do investimento, critérios são avaliados. “É necessário atender a uma necessidade humanitária premente, oferecer benefícios de longo prazo e servir a uma grande população ou região. A entrega do novo raio X, moderno e funcional, permitirá a realização de maior número de exames e consultas, com menor dispêndio de recursos financeiros pela entidade hospitalar”, ressalta ao mencionar os benefícios.
“Esta doação é muito importante ao Lions porque será de grande utilidade a toda população da nossa região. O Lions Clubs International é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender causas humanitárias e promover trabalhos voltados para as comunidades locais. Uma frase do fundador do Lions, Melvin Jones, é bastante esclarecedora: ‘você não pode ir muito longe se não fizer algo por seu semelhante’”, complementa.