Sábado, 27 de abril de 2024
Braço do Norte
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
35 °C
19 °C
GERAL

Um convite a experenciar “As Maiores Riquezas” da região

Livro lançado pela imbitubense Jullye Martins reúne coletânea de opções turísticas, gastronômicas e de lazer

Imbituba, 23/03/2024 08h00 | Atualizada em 21/03/2024 10h19 | Por: Redação
Imbitubense Jullye Martins é a idealizadora do livro “As Maiores Riquezas”

    Uma imersão pelo que há de mais valioso em termos de experiências turísticas, gastronômicas e de lazer em Imbituba, Garopaba e Enseada da Pinheira. Com a coletânea disponível no livro “As Maiores Riquezas”, Jullye Martins presta uma verdadeira homenagem à região. 

    Composta por 69 atrativos, a obra é rica em detalhes, incluindo história, recomendações, imagens e entre outras informações. Em entrevista à Folha do Vale, a autora compartilha os bastidores do projeto ao revelar os propósitos, as inspirações e os desafios do guia que visa beneficiar turistas, empresas e a comunidade local como um todo.

    Para a imbitubense, o processo de criação da obra mudou sua percepção a respeito da região e seus encantos. “Mesmo sendo daqui, muitas vezes não aproveitamos o que nossa região tem para oferecer”, observa Jullye. Por conta disso, ela reforça o convite para experenciar as maiores riquezas da região. “Ao nosso redor, há muitas coisas incríveis esperando para serem exploradas, vale a pena aproveitar o que está perto de nós”, reforça.

Folha do Vale: Como surgiu a ideia de criar o livro e qual foi a sua inspiração por trás desse projeto? Jullye: A inspiração para criar o livro surgiu da necessidade percebida ao administrar uma hospedagem. Diante das frequentes perguntas dos nossos hóspedes sobre os melhores restaurantes e pontos turísticos locais, decidimos desenvolver algo que facilitasse durante a estadia deles. Pensamos em criar um documento contendo essas experiências locais, algo que já era feito por outras hospedagens. Mas foi durante uma viagem ao Rio de Janeiro, em um Airbnb que estávamos, que encontramos um livro que nos inspirou a criar “As Maiores Riquezas”. Percebemos que esse projeto poderia ser útil não apenas para nós, mas para todos os anfitriões da região, e até mesmo para os moradores locais que desejam explorar mais sobre sua própria região.

Folha do Vale: Por quais conteúdos ele é composto e de que forma as informações são apresentadas? Jullye: No livro, apresentamos 69 locais em Imbituba, Garopaba e Enseada da Pinheira. Destes, 27 são destinos gastronômicos ou de lazer, onde compartilhamos suas histórias, ambientes, produtos e serviços oferecidos, juntamente com avaliações do Google, Facebook e/ou TripAdvisor, informações de localização e um QR Code para acesso à experiência on-line. Os outros 42 locais são pontos turísticos, onde abordamos sua história, atrações disponíveis e detalhes sobre como acessá-los, entre outras informações específicas de cada lugar. Em todo o livro, são apresentadas imagens encantadoras que capturam a essência de cada local.

Folha do Vale: Como foi o processo de pesquisa e criação? Quais foram os maiores desafios enfrentados? Jullye: O projeto foi bastante desafiador, especialmente por ser o nosso primeiro. Durante o processo, precisamos aprender muitas coisas novas. A pesquisa para os conteúdos foi especialmente difícil, uma vez que encontramos poucas informações sobre alguns pontos turísticos, especialmente sobre as praias, e também enfrentamos algumas divergências de informações. No entanto, felizmente, contamos com bastante ajuda para validar as informações que incluímos no livro.

Folha do Vale: Você estabeleceu critérios específicos na seleção dos pontos turísticos e experiências apresentadas? Se sim, quais? Jullye: Optamos por incluir praticamente todos os pontos turísticos da região, o que facilitou bastante, pois sendo nativos daqui, e após uma breve pesquisa, conseguimos separá-los facilmente. Quanto às experiências, que são empresas colaboradoras do projeto, estabelecemos critérios de seleção, como uma avaliação superior a 4 no Google, TripAdvisor ou Facebook. Além disso, buscamos diversificar os nichos por região, tornando mais fácil para os hóspedes encontrar uma experiência específica. Por exemplo, se desejarem visitar uma pizzaria em Imbituba, temos a Pizzaria Arte na Pedra, considerada a melhor da região. Essa diversificação de nicho também foi um critério importante, pois sabíamos que seria vantajoso para as empresas parceiras, garantindo que sempre seriam escolhidas.

Folha do Vale: No teu ponto de vista, quais os diferenciais da nossa região? Jullye: Os diferenciais de nossa região se destacam pelos lugares que apresentam suas próprias belezas singulares. Na Praia da Vila, por exemplo, podemos desfrutar das belas ilhas, assim como do charme do Centro Histórico de Garopaba e da magnífica vista da Ilha de Araçatuba a partir da Pinheira. Além disso, as dunas, encontradas em vários locais, acrescentam uma beleza singular à região. Também encontramos praias particulares, acessíveis apenas por trilhas, que preservam sua fauna e flora, transmitindo a sensação de intocadas pelo homem. A região é conhecida por sediar campeonatos mundiais de diversos esportes, como surf, kitesurf e windsurf, em suas praias e lagoas, e ostenta títulos como as Baías Mais Belas do Mundo e Reserva Mundial do Surf. Oferecemos experiências verdadeiramente únicas, com a gastronomia de alta qualidade, assim como saltos de paraquedas, voo de parapente, aulas de surf, passeios de caiaque e de barco. Enfim, há uma riqueza incrível em tudo o que nossa região tem a oferecer.

Folha do Vale: Por qual razão optou pela edição limitada? Há planos para futuros projetos neste sentido? Jullye: A edição limitada do livro é uma decisão baseada na criação de algo verdadeiramente exclusivo. Desejamos que apenas aqueles que compreendem plenamente a proposta desse projeto tenham acesso ao nosso livro. Por isso, optamos por produzir apenas 500 unidades. Quanto ao futuro, planejamos expandir nossa linha para outras regiões de Santa Catarina, como a Serra Catarinense e Florianópolis. Continuaremos com a Hostingoods, nossa empresa dedicada a fornecer o livro “As Maiores Riquezas”, mas também nos concentraremos em desenvolver outros produtos para anfitriões de pousadas e hotéis. Nosso próximo lançamento será uma série de quadros das imagens capturadas durante o projeto do livro.

Folha do Vale: De que forma você acredita que o guia vem a contribuir para a região? Jullye: O principal propósito do livro é proporcionar aos turistas uma experiência excepcional ao conhecer o melhor que a região tem a oferecer. Ao fazê-lo, esperamos não apenas incentivá-los a retornar sempre, mas também a recomendarem a outros, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento do turismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Folha do Vale: Que tipo de conclusão a respeito dos nossos potenciais turísticos você tira após o projeto? Isso contribuiu para mudar, de alguma forma, a sua percepção sobre isso? Jullye: Ao terminar este projeto, percebi algo interessante: mesmo sendo daqui, muitas vezes não aproveitamos o que nossa região tem para oferecer. É comum as pessoas não explorarem as atrações locais, mas quando viajam, querem conhecer todos os pontos turísticos. Isso me fez enxergar de outra maneira. Descobri que, ao nosso redor, há muitas coisas incríveis esperando para serem exploradas, e que vale a pena aproveitar o que está perto de nós.

Folha do Vale: Durante o processo de criação, você vivenciou alguma experiência que tenha sido particularmente marcante? Jullye: Visitamos diversos lugares para poder compartilhar suas experiências, e cada um foi especial à sua maneira. No entanto, destaco especialmente a Trilha do Casqueiro, com suas inscrições rupestres, e a Esfinge de Pedra, um local surpreendentemente belo que ainda não conhecíamos e que realmente nos encantou.

Folha do Vale: Há previsão para venda em lojas físicas?  Jullye: Sim, estamos em contato com algumas das experiências apresentadas no livro para disponibilizá-las à venda em seu estabelecimento, bem como buscando locais adequados, como livrarias, empresas de decoração e pontos turísticos, para comercializar o livro.

 

Obra reúne 69 atrativos de Imbituba, Garopaba e Enseada da Pinheira
Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!