Concurso de escolha de rainha e princesas marca o retorno de importantes eventos econômicos e culturais para o município
A comunidade de Rio Fortuna marcou presença no Centro Comunitário São Marcos. Com mesas espalhadas pelo salão, ocupadas por famílias, torcidas e público em geral, todos puderam prestigiar o evento realizado em 21 de junho, dia do aniversário de 65 anos de fundação do Município. O concurso de escolha da rainha e das princesas marca o reinício de um calendário de eventos importantes para a economia e para a cultura do Município, após o período de restrições por conta da pandemia.
Seis representantes da comunidade riofortunense desfilaram diante do público e dos jurados e buscaram se destacar em simpatia, desenvoltura e comunicação. Ao fim do concurso, Lívia Exterkotter, de 19 anos, foi escolhida como a 2ª Princesa; para 1ª Princesa, Maria Eduarda Heidemann Herdt, de 15 anos, foi selecionada; já o posto de rainha foi concedido à Milena Vandresen, de 19 anos. A partir de agora, as três, devidamente paramentadas com trajes típicos germânicos, terão como incumbência, nos próximos dois anos, representar o Município em eventos importantes que estão por vir. Entre eles, a Expofortuna, que ocorrerá em agosto deste ano, e a Gemeindfest, a Festa das Comunidades, que será realizada em 2024, além de eventos e atividades em outras cidades da região.
O retorno das festividades
A eleição de Milena, Maria Eduarda e Lívia para compor a nova realeza simboliza o recomeço para uma série de eventos importantes para Rio Fortuna e região. O próprio Concurso de Rainha e Princesas já não acontecia desde 2019. A intenção era que ocorresse em 2021, mas as medidas sanitárias adotadas para o combate à pandemia impediram. Agora, é grande a expectativa para a retomada. “O próximo evento em que a nossa realeza participará será agora em agosto, na ExpoFortuna. É um evento que tem um caráter de feira, mais comercial. Porém, é muito importante para o nosso município e para toda a região”, destaca o secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edevan Roecker.
O presidente da Acirf (Associação Empresarial de Rio Fortuna), Henrique Vandresen, reforça a expectativa. “Pretendemos promover uma feira ainda maior que as últimas edições. Serão mais de 70 estandes e mais de 50 expositores. Além disso, teremos apresentações culturais, música, atrações para as crianças e uma praça de alimentação completíssima”, destaca o empresário. “Entre os expositores, teremos representantes do agro e de vários outros setores da nossa economia, além da participação de empresas e prestadores de serviços das demais cidades da região da Amurel. É uma feira ímpar, diferente e acolhedora”, completa animado. A 11ª edição da ExpoFortuna ocorrerá de 17 a 20 de agosto, no Centro Comunitário São Marcos.
Festa das Comunidades
Outro grande evento em que as novas rainha e princesas participarão será a próxima edição da Gemeindefest, também conhecida com a Festa das Comunidades, que deverá acontecer em junho de 2024. “É na Gemeindefest que acontece uma maior interação entre os moradores de todos os cantos do município. Todas as comunidades, cada uma do seu jeito, participam da festa. Isso é importante para a valorização da cultura, em que resgatamos momentos históricos, costumes e crenças, com destaque para a cultura alemã”, relembra o secretário Edevan. “A Gemeinde é realizada, normalmente, a cada dois anos, mas nossa última edição foi em 2018. Portanto, estamos bastante ansiosos para a realização da nossa Festa das Comunidades, em 2024”, celebra o secretário.
Congratulações e expectativas
Após nomeadas, a rainha e as princesas de Rio Fortuna têm passado os últimos dias “recebendo os louros” pelos títulos conquistados e ansiosas para atuarem como representantes do município em eventos oficiais. “Eu acho gratificante o fato de as pessoas estarem vindo falar com a gente, nos parabenizando, e ver o quanto estão felizes por nós termos a oportunidade de representar o município. Elas comentam que querem nos encontrar nas festas e tirar fotos conosco”, afirma empolgada a 2ª princesa Lívia. Para ela, entre os eventos nos quais pretende participar como princesa, a Gemeindefest terá um gosto especial. “Sempre acompanhei as festas. Eu era criança quando participei da primeira Gemeindefest. Também já participei tocando na Banda Municipal e cantando no Coral. Agora, nesses próximo dois anos, vai ser algo totalmente diferente para mim. Estou muito animada”, reforça Lívia.
A mais jovem da realeza, a 1ª princesa Maria Eduarda, afirma estar animada para representar Rio Fortuna. “É incrível fazer parte da história de Rio Fortuna, até porque Rio Fortuna faz parte da minha história. Foi onde eu criei todas as minhas memórias, onde eu criei a minha identidade, onde minha família criou raízes. Uma cidade que realmente tem um lugar muito especial no meu coração”. “Como sou bastante jovem, espero aprender muito nestes próximos dois anos. Espero ter experiências emocionantes e enriquecedoras e, principalmente, com muita felicidade. Quero representar Rio Fortuna, mostrar as oportunidades da cidade e a nossa cultura, representar o povo, que é tão acolhedor, tão querido. Quero levar isso com muita alegria e de uma maneira leve, uma maneira bem feliz”, completa Maria Eduarda.
Já a rainha Milena ressalta o privilégio e a responsabilidade de representar Rio Fortuna. “Nossa cidade é marcada por um povo trabalhador e que valoriza a nossa história. Por isso, para mim, representar Rio Fortuna não é apenas usar uma coroa, vestir uma faixa ou acenar para as pessoas. Ao longo da minha vida, eu aprendi que o real significado de ser rainha vai muito além. Trata-se de, por onde eu for, as pessoas verem, através de mim, a cidade de Rio Fortuna e as histórias que aqui estão sendo escritas”, declara.