Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Braço do Norte
36 °C
21 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
36 °C
21 °C
GERAL

SC registra 8,5 milhões de passageiros aéreos em 2025 e bate novo recorde histórico

Movimento cresce 5,6% em relação a 2024 e número de passageiros internacionais supera, pela primeira vez, a marca de 1,2 milhão

Santa Catarina, 13/01/2026 09h30 | Por: Redação
A soma de todos os passageiros domésticos e internacionais chegou a 8,5 milhões, com um crescimento de 5,6% em relação ao ano de 2024

Os aeroportos de Santa Catarina encerraram 2025 com um novo recorde na movimentação aérea. Ao longo do ano, passaram pelos terminais catarinenses 8,5 milhões de passageiros, somando voos domésticos e internacionais, o que representa um crescimento de 5,6% em comparação com 2024. O destaque ficou novamente para o tráfego internacional, que superou pela primeira vez na história a marca de 1,2 milhão de passageiros.

Os dados foram apurados pela Diretoria de Integração de Modais e pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto aos operadores aeroportuários, e consolidam Santa Catarina entre os principais polos aéreos do país.

Para o governador Jorginho Mello, o desempenho reflete um conjunto de fatores que tornam o estado cada vez mais atrativo. “Temos praias, montanhas, cultura, um povo acolhedor, além de sermos o estado mais seguro do país. Com uma economia dinâmica, atraímos negócios, eventos e investimos de forma constante em infraestrutura. O resultado é esse: mais um ano com recorde de passageiros”, destacou.

O secretário da SPAF, Beto Martins, ressaltou que os números colocam Santa Catarina em patamar semelhante ao de mercados aéreos consolidados no cenário internacional. “O estado alcançou um índice de 1,04 passageiro por habitante. No Brasil, essa média é de 0,6; na China, cerca de 0,5; na América Latina e Caribe, 0,41. Temos desempenho semelhante ao do Chile, o que demonstra a força da aviação catarinense”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Aeroporto Internacional de Florianópolis manteve a liderança como o terminal mais movimentado do estado, tanto no mercado doméstico quanto no internacional. No segmento internacional, ocupa a terceira posição no ranking nacional. Em 2025, o aeroporto da Capital registrou 1,2 milhão de passageiros internacionais, crescimento de 36,7% em relação ao ano anterior. No mercado doméstico, foram 3,7 milhões de passageiros, superando a marca total de 5 milhões.

Os demais aeroportos catarinenses também contribuíram para o desempenho positivo do estado, que teve crescimento de 1,7% no tráfego doméstico. O Aeroporto de Navegantes registrou 2,2 milhões de passageiros; o Aeroporto de Chapecó teve 647,9 mil; o Aeroporto de Joinville contabilizou 528,2 mil; o Aeroporto de Jaguaruna somou 108,9 mil; e o Aeroporto de Correia Pinto registrou 7,3 mil passageiros.

Os números absolutos e consolidados sobre a movimentação aeroportuária de Santa Catarina e do Brasil ainda serão oficialmente divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil nas próximas semanas, mas os dados preliminares já confirmam 2025 como o melhor ano da história da aviação catarinense.

 

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!