Reconhecimento destaca o avanço do município entre cidades de até 30 mil habitantes e reforça o compromisso com desenvolvimento e planejamento urbano
Cerimônia ocorreu no Auditório Square SC, em Florianópolis, reunindo representantes de diversas cidades catarinenses São Ludgero recebeu, na noite desta terça-feira, 18 de novembro, o 1º lugar estadual na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre os municípios com até 30 mil habitantes, no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025. A cerimônia ocorreu no Auditório Square SC, em Florianópolis, reunindo representantes de diversas cidades catarinenses.
A cidade concorreu ao lado de Pinhalzinho e São Miguel da Boa Vista, que também se destacaram na mesma categoria. Com a vitória, São Ludgero reafirma seu protagonismo entre os municípios mais bem avaliados em políticas de mobilidade, planejamento urbano e qualidade na infraestrutura oferecida à população.
O prefeito Paulo Sérgio Lorenzetti esteve presente para receber a premiação e destacou a importância do reconhecimento no atual momento do município. Em seu discurso, reforçou a responsabilidade da gestão em manter e ampliar os avanços conquistados. “Esse prêmio demonstra que São Ludgero está em um caminho de avanços importantes. Agora, nossa gestão tem a responsabilidade de fortalecer, aprimorar e ampliar esse padrão de qualidade. Vamos trabalhar com planejamento, seriedade e continuidade para que nossa cidade mantenha essa excelência e alcance resultados ainda maiores”, afirmou o prefeito.
O que o prêmio avalia
O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, que reconhece práticas de gestão pública que promovem eficiência, qualidade de vida, impacto social e desenvolvimento sustentável. A avaliação é feita com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), ferramenta que utiliza Inteligência Artificial, dados oficiais dos portais de transparência das prefeituras e mais de 72 indicadores divididos em seis pilares.
A categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, vencida por São Ludgero, avalia critérios como pavimentação, iluminação pública, saneamento, acessibilidade e projetos que melhoram o deslocamento da população.
Santa Catarina se destaca nacionalmente
A noite de premiação também revelou os municípios catarinenses considerados excelentes em cada um dos seis pilares avaliados. As cidades finalistas foram divididas conforme o número de habitantes, até 30 mil, entre 30 e 100 mil e acima de 100 mil, e 19 delas representarão o Estado na etapa nacional do prêmio, marcada para dezembro, em Brasília.
Durante o evento, o superintendente do Grupo Barriga Verde, Adilson Silva, ressaltou a credibilidade da premiação e a relevância de Santa Catarina no cenário nacional de gestão pública.
“É um projeto do Instituto Aquila, o Grupo Bandeirantes, e cabe a nós, Santa Catarina, com a TVBV, transmitir esse prêmio para todos os municípios do Estado. É muito importante e dá credibilidade para um projeto desse nível. E mais do que isso, mostra que temos municípios extremamente organizados e capazes de realizar uma gestão pública de excelência, algo que é fácil de fazer, mas muito difícil de fazer com qualidade”, destacou.
Vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 por pilar
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Até 30 mil habitantes – Rio dos Cedros
Entre 30 e 100 mil – Concórdia
Acima de 100 mil – Jaraguá do Sul
Educação
Até 30 mil – Luzerna
Entre 30 e 100 mil – São Bento do Sul
Acima de 100 mil – Jaraguá do Sul
Saúde e Bem-estar
Até 30 mil – Vidal Ramos
Entre 30 e 100 mil – Joaçaba
Acima de 100 mil – Brusque
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
Até 30 mil – São Ludgero
Entre 30 e 100 mil – Itapema
Acima de 100 mil – Balneário Camboriú
Sustentabilidade
Até 30 mil – Pinhalzinho
Entre 30 e 100 mil – Itapema
Acima de 100 mil – Criciúma
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
Até 30 mil – Ermo
Entre 30 e 100 mil – Pomerode
Acima de 100 mil – Jaraguá do Sul