Sábado, 07 de junho de 2025
Braço do Norte
24 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
24 °C
15 °C
GERAL

São Ludgero: a galinha dos ovos de ouro

Município é responsável por um quarto da produção de SC

São Ludgero - SC, 24/03/2023 08h25 | Atualizada em 27/03/2023 13h06 | Por: Redação
Granjas automatizadas, como esta, permitem maior produção

São Ludgero é a maior produtora de ovos de Santa Catarina. Com mais de um milhão e quinhentas aves, o município é responsável, atualmente, por abastecer 25% do estado. No entanto, essa marca não veio de repente. No início, os negócios eram pequenos e não contavam com as modernidades que existem hoje e, por isso, pouco produziam. Com o crescimento da cidade ao longo do tempo, foi possível se desenvolver e acompanhar a expansão.


Os ovos, em sua maioria, são comercializados dentro do próprio estado. “A cidade se mantém nesse patamar porque temos grandes produtores já há tempos à frente do mercado e, cada vez mais, recebe-se investimentos”, afirma o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de São Ludgero, Paulo Sergio Lorenzetti. No princípio, as galinhas eram alojadas no chão, tendo-se pouca efetividade. Depois, vieram os alojamentos em gaiolas, o que, para a época, foi um grande avanço, pois já refletia no manejo da colheita do ovo, aumentando a produtividade. Logo após, as granjas automáticas chegaram nas mãos dos produtores. Atualmente, os avicultores têm em mãos esse modelo de granja que consiste no sistema automático vertical de gaiolas, onde a disposição de ração, água, coleta do esterco, coleta dos ovos, controle de temperatura e classificação são feitas de forma automática por máquinas computadorizadas.


Nas granjas utilizadas atualmente, em virtude das modernidades e aparatos tecnológicos, um pequeno espaço consegue alojar uma quantidade maior de ovos. Para os modelos antigos, isso revolucionou a produção de ovos, já que, por exemplo, uma granja útil no passado alojava 10 mil ovos e, na moderna, o mesmo espaço comporta 50 mil ovos. 


De acordo com o produtor Gilvaneo Soethe, 31 anos, a produção evoluiu muito com o tempo. Segundo ele, além do trato da galinha ser feito no chão no passado, o ovo se colhia no ninho manualmente, com cestas, e a produção não tinha inspeção de sanidade nem de qualidade. “Hoje, a automatização na gaiola facilita muito o trabalho. Mas a maior mudança foi que, quando comecei, não se tinha uma vistoria de qualidade. Era colher, botar na bandeja e vender. Não se usava o nome do produtor na embalagem, nem data de validade. Não se tinham muito controle da procedência”, relembra o produtor.


A avicultura é a criação de aves visando a produção de alimentos, principalmente carne e ovos. O frango se destaca entre as principais espécies criadas. Porém, também se estende a perus, patos, gansos, codornas e avestruzes. Esta atividade se divide em áreas e, entre as principais, estão a avicultura de corte e postura. Esta divisão foi necessária após a percepção de que animais com a chamada “dupla aptidão”, ou seja, a destinação do mesmo animal para a produção de ovos e de carne, apresentam piores resultados em produtividade comparado com aquele especializado em apenas uma das etapas. Hoje, existem linhagens selecionadas para cada área específica. 
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!