GERAL
Protagonismo da mulher é evidenciado em seminário
13/07/2018 10h51 | Atualizada em 13/07/2018 14h19
Primeiro simpósio da Feagro inicia com o Encontro Regional das Mulheres Agricultoras. Palestras incentivam a classe feminina que se destaca no meio rural
Braço do Norte
O dia começa cedo para a produtora Simone Heidmann Della Giustina, de Rio Fortuna. Ela cuida da ordenha das vacas, auxilia na administração da propriedade, cuida da organização da casa, dá atenção ao marido e os dois filhos. Também separa um tempinho para cuidar dos cabelos, das unhas, ver as amigas e ter seu momento social.
Essa lista de atividades faz parte da rotina de centenas de mulheres que atuam no meio rural. A produtora Simone trabalha junto com o esposo e o filho em uma propriedade que produz cerca de 650 litros de leite ao dia. Ela entendeu que exerce um papel importante em seu meio e decidiu ampliar seus conhecimentos no Encontro Regional das Mulheres Agricultoras realizado na quarta-feira, 11 de julho, no Parque de Exposições Huberto Oenning, em Braço do Norte. O evento faz parte da ampla programação da 15ª edição da Feagro.
Organizado pela Epagri, o seminário trouxe palestras e troca de informações que destacam o papel da mulher na atividade leiteira. “Quando fazemos algo que gostamos conseguimos conciliar a vida pessoal e profissional. Lá em casa cuido da gestão da propriedade e auxilio meu marido e meu filho na ordenha e nas atividades”, conta a produtora que desde a infância trabalha com a produção de leite. “Esses encontros são positivos. Vim buscar conhecimento para aplicar no dia a dia. Muitas mulheres ainda são dependentes e não tem noção do valor que possuem. Precisamos assumir cada vez mais nosso papel na sociedade”, considera Simone.
Seminário abre programação
O Encontro das Mulheres Produtoras abriu a programação de seminários organizados pela Epagri que a cada edição investe na capacitação dos produtores da região. “Começamos esse encontro entre as mulheres que são as responsáveis por grande parte do desenvolvimento do agronegócio. Teremos outros seminários que trarão técnicas e informações importantes ao produtor”, explica o Gerente Regional da Epagri de Tubarão, Gustavo Gimi Claudino.
Para o vice-prefeito de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza, a Feagro é referência no país e evidencia a força do agronegócio na região do Vale. “A Feagro não é mais uma feira de Braço do Norte, mas já alcançou grande repercussão nacional. Isso só é possível pela força feminina e do homem do campo da região”, ressalta.
O evento contou com a palestra do Coordenador da Pecuária da Epagri de Tubarão, João Paulo Reck, que abordou o tema “o papel da mulher na propriedade”. As engenheiras agrônomas Liagreice de Medeiros Cardoso e Cassandra Pulceno falaram sobre “alongamento é vida” e apresentaram dicas e técnicas para melhorar o desempenho da mulher no trabalho. O evento também reuniu produtores no seminário sobre gado leiteiro, na quinta-feira, 12, simpósio sobre gado de corte, nessa sexta-feira, 13, e no sábado, 14, abordará técnicas de piscicultura, no seminário regional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE