Mantido pela Associação Terapêutica Colo de Deus, capacidade inicial será para 20 acolhidos
Na comunidade de Morro Grande, em Braço do Norte, um centro de reabilitação abrirá as portas para acolher aqueles que buscam uma transformação e uma nova chance. O projeto não possui fins lucrativo e está sendo desenvolvido pela Associação Terapêutica Colo de Deus. Para iniciar as suas atividades necessita de algumas doações.
O idealizar prefere manter o anonimato, pois acredita que a sua caridade deve ser sigilosa. Ele conta que a ideia surgiu de um desejo colocado por Deus em seu coração, a fim de ajudar a quem necessita. Inspirado por uma missão de caridade e recuperação, o centro busca oferecer esperança e cura para pessoas em situação de vulnerabilidade devido ao vício em álcool e drogas.
A diretoria da instituição é composta por 12 membros dedicados que trabalham voluntariamente neste propósito. Além disso, contará com uma equipe de profissionais composta por terapeuta, monitor, psicólogo, psiquiatra, médico, dentista e coordenador. O projeto terapêutico abordará quatro dimensões consideradas essenciais para a recuperação dos acolhidos.
“Desenvolvimento individual, pautado em atitudes maduras e habilidades para lidar com as emoções; mudança de aspectos subjetivos de comportamento, como busca do gatilho que leva ao consumo desenfreado do álcool e da droga; princípios comportamentais e sociais; e integração e ressocialização do indivíduo na família e na sociedade”, detalha o idealizador.
Inicialmente, a Associação Terapêutica Colo de Deus acolherá 12 pessoas, com planos de aumentar a capacidade para 20 acolhidos em um período de 12 meses. O público-alvo são homens maiores de idade. Tendo em vista que a intenção é oferecer o serviço de forma gratuita, a instituição depende de convênios com o poder público, tanto em âmbito municipal quanto estadual.
O fundador cita ainda os diversos benefícios que o projeto trará para a região como um todo. “Quando se recupera um adicto, conseguimos um ganho amplo, ajudando a ressignificar a sua vida (autoestima, motivação, trabalho, saúde física, saúde mental; buscando a reintegração familiar e social; e, consequentemente, atuando também na diminuição da criminalidade e no tráfico drogas”, aponta.
Como contribuir com a causa
Para continuar sua missão, a instituição conta com doações de duas maneiras. A primeira é por meio de doação dos seguintes bens materiais: impressora a laser, arquivo para pastas, bomba d'água, karrum, jogo de bocha, bebedouro de tamanho maior, caixas d'água de 10 mil litros, 15 Bíblias Ave Maria, rede e traves para quadra de futebol de areia.
A segunda forma de contribuir é através de doação em dinheiro, que pode ser feita via Pix para a chave 536.590.46/0001-83, CNPJ em nome da Associação Terapêutica Colo de Deus. A instituição está quase pronta para iniciar suas atividades, dependendo apenas da obtenção dos itens listados para começar a receber os acolhidos e, dessa forma, oferecer suporte e orientação em um caminho de recuperação e reintegração. Aos interessados em saber mais, o telefone para contato é (48) 98844-3318.