Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Braço do Norte
22 °C
10 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
10 °C
GERAL

Programa DEL completa 10 anos impulsionando o desenvolvimento em Braço do Norte

Iniciativa reúne mais de 100 voluntários e se consolida como modelo de planejamento e gestão participativa em Santa Catarina

Braço do Norte , 20/10/2025 08h20 | Por: Redação
Modelo de desenvolvimento sustentável, participativo e de longo prazo

Braço do Norte celebra uma década de transformações com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), implantado em 2015 pela Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina). O programa se consolidou como um dos principais instrumentos de planejamento estratégico e gestão colaborativa do município, envolvendo o poder público, entidades empresariais e a comunidade na construção de uma cidade mais próspera e sustentável.

Pioneira na região na implantação do modelo, Braço do Norte tornou-se referência estadual pela atuação estruturada e pelos resultados alcançados. O DEL conta atualmente com cinco câmaras técnicas, Ordem Pública, Empresarial, Infraestrutura, Educacional, Inovação e um Conselho Consultivo e Deliberativo, formado por mais de 100 voluntários. Juntos, eles planejam ações de curto, médio e longo prazo voltadas ao desenvolvimento econômico e social.

Entre os avanços conquistados ao longo desses dez anos estão o fortalecimento do associativismo, a ampliação do diálogo entre sociedade e gestão pública e a criação de políticas de impacto permanente. “Essa é uma iniciativa inovadora na região. Entidades produtivas e sociais, junto com o poder público, procuram soluções para demandas pontuais e planejam ações futuras para termos um direcionamento”, explica o empresário Woimer Back, um dos fundadores do Conselho do DEL.

O presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, também membro do Conselho, destaca que o programa tem sido decisivo para a construção de soluções estratégicas. “O DEL tem conquistado cada vez mais relevância no cenário municipal. Um exemplo é o Conselho do Contribuinte, que conseguimos constituir como lei. Outro projeto importante que estamos trabalhando é o contorno viário, que há décadas é uma necessidade da cidade”, comenta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o presidente de honra do Conselho, o prefeito de Braço do Norte, o DEL representa um braço técnico da administração pública. Ele considera o programa uma espécie de consultoria colaborativa formada por especialistas locais. “Temos no Conselho e nas Câmaras Técnicas dezenas de empreendedores que fazem com que a nossa cidade seja essa pujança. O poder público precisa ter a sensibilidade de ouvir os especialistas e juntos projetar a cidade para os próximos 30 anos”, destacou.

Atualmente, o DEL-BN trabalha com uma meta ambiciosa: apresentar 50 projetos de melhorias até 2036. Entre as ações em andamento estão o projeto Guardião do Vale, o Código de Obras e Postura, o Conselho Municipal de Infraestrutura, a implantação de bicicletários, o projeto de educação financeira e empreendedorismo nas escolas municipais e a lei de incentivo à inovação.

Com resultados concretos e participação ativa da sociedade civil, o Programa DEL reafirma o compromisso de Braço do Norte com um modelo de desenvolvimento sustentável, participativo e de longo prazo, consolidando o município como um dos mais organizados e visionários de Santa Catarina.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!