Intervenção amplia capacidade operacional e fortalece logística portuária em Santa Catarina
Nesta etapa, será realizada a pavimentação da área de retaguarda do berço, onde operam os equipamentos portuários. O local receberá pavimento rígido em concreto, garantindo mais resistência e durabilidade para suportar o tráfego intenso de cargas e máquinas. Também será iniciada a recuperação da parte estrutural sob a plataforma do Cais.
Com investimento estimado em R$ 90 milhões, a conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2027. Entre as melhorias, destaca-se a construção de dois dolfins, estruturas marítimas que vão permitir a atracação de navios de até 270 metros, da classe Panamax, ampliando significativamente a capacidade operacional do porto.
“A modernização do Cais 3 vai além da infraestrutura portuária — é um movimento estratégico para fortalecer a logística de Santa Catarina e atrair novos investimentos”, destaca o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
A obra também prevê a instalação de sistema de esteiras e shiploader, conectando diretamente os terminais agrícolas ao cais e podendo triplicar a produtividade da movimentação de cargas.
Outras frentes de trabalho incluem o reforço estrutural da base existente e a execução de cortina de contenção, que permitirá o aprofundamento da área de operação com estabilidade e segurança.
“Este é um passo firme na consolidação do Porto de Imbituba como um polo logístico moderno, eficiente e comprometido com o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, afirma o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira.
Com essa ampliação, o Porto de Imbituba reafirma seu papel estratégico como corredor logístico do Sul catarinense, gerando emprego, renda e desenvolvimento para toda a região.