Para lembrar da importância da prevenção, ações serão realizadas durante todo o mês
O câncer de mama continua como o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres do Brasil. Essa constatação é do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima que esse ano ocorram por volta de 74 mil novos casos registrados. Os números assustam e mostram como é importante se prevenir de todas as formas para não fazer parte desta perigosa estatística.
Por outro lado, a principal forma de prevenção ainda é o diagnóstico precoce. No mês de conscientização sobre o câncer de mama, a Associação de Apoio e Prevenção do Câncer Caminhos do Amanhã, de Rio Fortuna, promove algumas ações no sentido de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Entre as atividades, a venda de camisetas e sombrinhas durante todo o mês de outubro.
A entidade solicita que, durante esse período, os lojistas e os moradores decorarem casas e comércios com a cor rosa. Da mesma forma, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas palestras, por profissionais da área, nas comunidades do Rio Chapéu, na segunda-feira, 14 de outubro, no período da tarde, e na Barra do Rio Chapéu, com data ainda a confirmar. Já no domingo, 20, pela manhã, o grupo participa da missa na Matriz São Marcos e, logo após, dará início à caminhada alusiva ao Outubro Rosa.
“A noite mais cor de rosa” será um risoto, só para mulheres, com desfile da Carina Modas, com dicas de como se prevenir do câncer. O evento acontece na quarta-feira, 30, no Florestal, a partir das 19h30min, comandado pela humorista Hermídia e está com ingressos à venda ao valor de R$ 30. Para entrar, a convidada deve vestir rosa.
A diretoria da associação esteve reunida no início de outubro para finalizar a programação e fortalecer o principal objetivo do trabalho: diagnóstico precoce da doença. “Realizar anualmente os exames de mamografia e ultrassonografia, a partir dos 40 anos, é fundamental para detectar eventuais tumores ainda em estágio inicial e começar o tratamento o quanto antes”, afirma Rainilda Roecker Beckhauser, a Dida, atual tesoureira da associação. Diagnosticada com câncer em 2017, teve no Caminhos do Amanhã suporte e apoio na recuperação e hoje está bem.