Plano Municipal de Turismo representa a política de gestão e as ações que se pretende desenvolver nos próximos anos nessa área
[caption id="attachment_8512" align="alignright" width="293"]

ASSINATURA do convênio aconteceu no Museu ao Ar Livre[/caption]
Para promover segmentos importantes como o turismo rural, cultural, gastronômico e o turismo de aventura, a Administração Municipal de Orleans assinou, no Museu ao Ar Livre, na sexta-feira 11, de outubro, um convênio com a Universidade Barriga Verde (Unibave) para que o Município trace o Plano Municipal de Turismo – documento que vai orientar as políticas públicas para o segmento, bem como a aplicação de recursos para o município nos próximos anos. O valor do convênio é de R$ 23,8 mil e o prazo de execução é de quatro meses.
O reitor da Unibave, Élcio Willemann, explica que o trabalho terá a coordenação do grupo de museólogos da Universidade que irão elaborar um cronograma de ações, com avaliações e pesquisas, integrando a comunidade e lideranças em sintonia com a Administração Municipal. “Me parece que este é o momento de envolver a comunidade com contribuições para elaboramos o nosso plano”, avalia Willemmann.
‘‘Para que o plano seja o norte para as tomadas de decisões e execução de projetos pela Prefeitura na área do turismo, o Executivo estimula a população a participar da elaboração do documento, que vai reunir os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística em Orleans,’’ acrescenta o vice-prefeito Mario Coan, entusiasta da ideia.
Ao investir no potencial turístico de Orleans, o prefeito Jorge Koch diz que já é possível apontar alguns fatores determinantes para o turismo. “Precisamos levantar dados e segmentos que envolvem o turismo local. A gente entende que o turismo em nossa cidade vai trazer gente e fazer movimentar a economia, até mesmo que envolve aproveitando as nossas belezas naturais, como a Encosta da Serra, com toda a sua história”, pontua o chefe do Executivo.
Sul do Estado escolhe seus indicados
Os nomes de maior destaque no Turismo do ano de 2019 no Sul de Santa Catarina foram anunciados esta semana pelo Conselho Regional de Turismo Encantos do Sul em Ação.
Formado por 44 municípios, desde Paulo Lopes até a divisa com o Rio Grande do Sul, o Vale de Braço do Norte aparece representado apenas pela proprietária da Pousada Vitória, Dida Boeing Baumann, de Santa Rosa de Lima, que disputa a indicação de Personalidade do Turismo Catarinense com a gerente do Real Nob Hotel, Drielli Baggio, de Orleans, atual presidente do Conselho Municipal de Turismo e vice-presidente de Turismo na Associação Empresarial de Orleans, e com Francigiano Cercena, do Hotel Chaminé Mirante do 12, de Lauro Müller, presidente do Comtur em seu município e da Comissão de Empreendedores do Turismo.
Após a indicação, os nomes serão colocados em uma plataforma de votação online, juntamente com um texto da apresentação de cada um. Apenas um representante por setor segue para a fase estadual onde disputarão o prêmio Destaque no Turismo Catarinense Beto Carrero.
Destaques
Personalidade do Turismo
Catarinense
Francigiano Cercena - Lauro Müller
Drielli Baggio - Orleans
Dida Boeing Baumann - Santa Rosa de Lima
Município de Destaque no Turismo Catarinense
Laguna
Lauro Müller
Garopaba
Empreendimento de Destaque no Turismo Catarinense
Engenho - Paulo Lopes
Santuário Ecológico Aguai - Siderópolis
Fluss Haus - São Martinho
Evento de Destaque no Turismo Catarinense
Festa Nacional da Gastronomia Italiana e Carnavale de Veneza – Nova Veneza
Festa do Vinho - Urussanga
Carnaval de Laguna