Equipamentos terão painéis eletrônicos para publicidade em Braço do Norte
A Avenida Felipe Schmidt, no Centro de Braço do Norte, até o final de março contará com novos semáforos nos cruzamentos das ruas Severiano Sombrio e Teodoro Bernardo Schlickmann. Segundo o contrato firmado entre Prefeitura e a empresa vencedora da licitação, a SRB - Sinal Rota do Brasil, com sede em Tubarão, o prazo final para instalação dos equipamentos é 20 de março.
Diferentemente do habitual, as novas sinaleiras não acarretarão custos ao município. Ao contrário, a Prefeitura é que receberá um valor determinado para que a empresa encarregada possa explorar comercialmente por meio de publicidade em painéis de LED. “Serão, ao todo, sete telas de LED posicionadas em cada um dos semáforos. No momento em que o sinal estiver fechado, serão exibidas mensagens e informações por um tempo determinado, até que o trânsito seja liberado”, explica o diretor de Compras da Prefeitura de Braço do Norte, Wando Ceolin.
Além das telas nos semáforos, a empresa também instalará um painel de transparência, com informações financeiras do município, como gastos, arrecadação e custos de obras. Os valores a serem investidos pela empresa são de R$ 274.450,00 para a instalação dos aparelhos eletrônicos, mais R$ 1.500,00 mensais, como concessão para exploração publicitária.
De acordo com o estipulado no edital de licitação, a SRB tem 120 dias úteis, a partir da assinatura do contrato, para concluir a instalação dos semáforos e do painel da transparência. Tempo este que se encerra no dia 20 de março, já que o contrato foi firmado em 28 de setembro de 2020. Há uma possibilidade de que o prazo não seja cumprido, uma vez que a empresa poderá encontrar dificuldades em conseguir as partes eletrônicas a tempo. Boa parte das peças são importadas da China e, diante dos transtornos consequentes da pandemia de Covid-19, pode demorar mais que o normal para que o equipamento chegue. “Essa possibilidade, porém, é remota. No último contato que eu tive com os responsáveis da empresa, eles asseguraram que vão garantir a instalação do equipamento dentro do prazo”, garante Ceolin.
Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP
Cada painel eletrônico deverá ter um tamanho mínimo de 1 x 1,5 metro e o tipo de publicidade a ser veiculada será regulamentada pela Administração Municipal. O espaço também deverá ser usado para utilidade pública, para divulgação de campanhas de saúde e informações orientativas, por exemplo.
Os atuais semáforos da Avenida Felipe Schmidt estão desativados desde janeiro de 2019, quando apresentaram falhas e a Prefeitura optou por instalar novos equipamentos. Desde então, alguns motoristas defendem que o trânsito na Avenida ficou mais ágil nos cruzamentos em questão.
“Eu prefiro assim como está. Ficou mais rápido e o tráfego flui. Se não voltar o semáforo, para mim, é melhor”, acredita Murilo Volpato, 39 anos, lojista de Braço do Norte. Opinião contrária tem o projetista Cesar Nascimento, 49 anos. “Eu moro há um ano e três meses nessa cidade e nunca vi esses aparelhos funcionando. Os sinais são importantes para organizar o trânsito”. César lembra que de onde veio, do Rio de Janeiro, há semáforos em quase todas as esquinas. “Lá tem até semáforo para pedestre, com direito a verde e vermelho. Tudo flui melhor”, acredita.
A Administração Municipal, assim como o Conselho Municipal de Trânsito, defende que é importante a manutenção das sinaleiras nestes lugares. “Elas são necessárias para que o trânsito fique mais ordenado e ofereça maior segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. Este é o entendimento do Município”, argumenta o diretor de Compras do município, Wando Ceolin.